X

Cotidiano

Inclusão social dos deficientes auditivos é foco em Guarujá

Três escolas contam com profissionais especializados e equipamentos especiais.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/11/2012 às 12:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“O serviço que Guarujá presta aos surdos e deficientes auditivos é mais do que ensinar. Nós mostramos que eles são dignos de ter uma vida comum, trabalhar e constituir uma família”.

A declaração é da coordenadora de Deficiência Auditiva e Surdez da Educação Especial da Prefeitura de Guarujá, Eloisa Helena Macaro, sobre o trabalho de inclusão social dos alunos com deficiência auditiva (DA) e surdez na rede municipal de ensino.

A Cidade possui três escolas da rede (Escola Municipal Antônio Ferreira de Almeida Junior, E.M. Dirce Valério Gracia e E.M. Napoleão Rodrigues Laureano) com profissionais especializados e equipamentos necessários para estes alunos.

Além de Eloisa, o trabalho tem como coordenadora Patrícia Moreira Duarte. O Município foi o primeiro do Estado a apresentar proposta de educação bilíngüe à Secretaria de Educação e já foi premiado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ocorre na Sala de Recursos Multifuncionais, no contraturno escolar. O primeiro é em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em que o professor trabalha com os conteúdos curriculares. O segundo é o atendimento em Língua Portuguesa, em que o português escrito é orientado pela concepção bilíngue.
 
Nicolas passou a ter mais interesse nos estudos depois que passou a freqüentar a sala de recursos (Foto: Divulgação)
 
Professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Dirce Valério Gracia, Márcia Pereira Camargo, disse que o intuito é capacitar os alunos com deficiência auditiva a executar atividades normais. “Ensinamos que eles podem ter uma vida normal. Receber esse benefício não significa que eles são incapazes”, ressaltou Marcia.
 
A aluna Mirelle de Jesus começou a perder a audição aos 9 anos e hoje, aos 15 anos, só escuta com a ajuda de aparelho auditivo. Jaqueline de Jesus, mãe da menina, teve que parar de trabalhar na época para ajudar a filha nos estudos. Ela começou a frequentar a sala de recursos da E.M. Almeida Junior em 2009 e aprendeu Libras, meio pelo qual se comunica normalmente. De acordo com a professora Márcia, Mirelle ainda tem dificuldades com a Matemática, mas tem muito bom desempenho na literatura. 
 
Ao contrário de Mirelle, Dilas Pereira da Silva gosta mais de Matemática. O aluno teve pneumonia com 18 meses de vida e foi perdendo a audição, até ficar totalmente surdo. Segundo a mãe do jovem, Edineide Bezerra Penedo da Silva, ele se desenvolveu bastante por causa da SRM. “Ele precisava de companhia para levá-lo à escola, mas eu e a professora (Márcia) o incentivamos a aprender o caminho. Hoje, ele anda sozinho”, disse. 
 
A mãe de Nicolas de Andrade, Cátia Duran de Andrade, afirma que o filho começou a ter mais interesse nos estudos depois que passou a frequentar a sala de recursos. “Ele não aprendia nada e, se não fosse esse trabalho, continuaria sem aprender”, disse Cátia.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter