X

Cotidiano

Inclusão digital registra 30,7 milhões de acessos à internet nas escolas estaduais

Acessa Escola da Secretaria da Educação leva uso da tecnologia de forma segura e em favor do ensino aos alunos, professores e servidores

Publicado em 19/12/2013 às 11:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O programa pioneiro de inclusão digital da Secretaria da Educação do Estado, o Acessa Escola, alcançou este ano a marca de 30,7 milhões de acessos à internet. Os usuários são alunos, professores e servidores da rede estadual, orientados sobre como utilizar a tecnologia de forma segura e voltada ao ensino. O número de acessos representa aumento de 62%, comparado aos 18,9 milhões de registros em 2011.

O Acessa Escola, realizado com a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), oferece acesso livre à internet nas salas de informática das escolas, além de permitir o desenvolvimento de projetos pedagógicos com recursos tecnológicos, como blogs de incentivo à leitura, sites educativos, entre outros.

Atualmente, 3.726 unidades escolares já contam com o programa e outras 453 estarão contempladas até o fim do primeiro semestre de 2014. Com a ampliação, o número de alunos cadastrados chega a 3,8 milhões.

No Acessa, são figuras centrais do programa os estudantes estagiários. Os alunos do Ensino Médio trabalham diariamente para auxiliar a comunidade escolar no uso seguro da internet e recebem uma bolsa de R$ 340 para isso. Hoje são 9 mil monitores, todos formados para exercer suas funções.

        Atualmente são 62,3 mil computadores instalados em 3.726 unidades escolares que já contam com o programa (Foto: Divulgação)

Além dos módulos de capacitação obrigatórios, os estagiários participam de cursos à distância, como o Internet Segura que, entre outros assuntos, aborda temas como cyberbullying e direitos autorais virtuais, por exemplo.

“O programa Acessa Escola completou cinco anos com êxito na função educativa e social. O acesso aos computadores e à internet permite a exploração de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, o que é importante e fundamental no processo educativo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Atualmente são 62,3 mil computadores instalados em 3.726 unidades escolares que já contam com o programa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter