X

Cotidiano

Inclusão digital registra 30,7 milhões de acessos à internet nas escolas estaduais

Acessa Escola da Secretaria da Educação leva uso da tecnologia de forma segura e em favor do ensino aos alunos, professores e servidores

Publicado em 19/12/2013 às 11:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O programa pioneiro de inclusão digital da Secretaria da Educação do Estado, o Acessa Escola, alcançou este ano a marca de 30,7 milhões de acessos à internet. Os usuários são alunos, professores e servidores da rede estadual, orientados sobre como utilizar a tecnologia de forma segura e voltada ao ensino. O número de acessos representa aumento de 62%, comparado aos 18,9 milhões de registros em 2011.

O Acessa Escola, realizado com a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), oferece acesso livre à internet nas salas de informática das escolas, além de permitir o desenvolvimento de projetos pedagógicos com recursos tecnológicos, como blogs de incentivo à leitura, sites educativos, entre outros.

Atualmente, 3.726 unidades escolares já contam com o programa e outras 453 estarão contempladas até o fim do primeiro semestre de 2014. Com a ampliação, o número de alunos cadastrados chega a 3,8 milhões.

No Acessa, são figuras centrais do programa os estudantes estagiários. Os alunos do Ensino Médio trabalham diariamente para auxiliar a comunidade escolar no uso seguro da internet e recebem uma bolsa de R$ 340 para isso. Hoje são 9 mil monitores, todos formados para exercer suas funções.

        Atualmente são 62,3 mil computadores instalados em 3.726 unidades escolares que já contam com o programa (Foto: Divulgação)

Além dos módulos de capacitação obrigatórios, os estagiários participam de cursos à distância, como o Internet Segura que, entre outros assuntos, aborda temas como cyberbullying e direitos autorais virtuais, por exemplo.

“O programa Acessa Escola completou cinco anos com êxito na função educativa e social. O acesso aos computadores e à internet permite a exploração de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, o que é importante e fundamental no processo educativo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Atualmente são 62,3 mil computadores instalados em 3.726 unidades escolares que já contam com o programa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter