X

Cotidiano

Incêndio em Santos completa uma semana com um tanque em chamas

O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quarta-feira, 8, uma operação para tentar conter vazamentos na área do incêndio e inertizar o líquido acumulado nas bacias de contenção no entorno dos cilindros

Publicado em 08/04/2015 às 11:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um tanque de gasolina ainda está em chamas neste sétimo dia do incêndio que atinge o pátio da Ultracargo/Tequimar, em Santos, no litoral de São Paulo. O Corpo de Bombeiros iniciou nesta quarta-feira, 8, uma operação para tentar conter vazamentos na área do incêndio e inertizar o líquido acumulado nas bacias de contenção no entorno dos cilindros.

Segundo o capitão Marcos Palumbo, a ação é arriscada, porque a temperatura é elevada no local, ainda em torno de 800°C, o que pode provocar combustão espontânea e iniciar outro incêndio.

Ainda na manhã desta quarta-feira, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participa de uma reunião com integrantes do gabinete de crise instalado na cidade pelo governo de São Paulo, para avaliar as ações necessárias para conter o incêndio e apoiar a população.

O governo federal já enviou reforços da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Força Aérea Brasileira (FAB). O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, general Adriano Pereira Junior, também participa do encontro.

Caminhões com 4,5 toneladas de pó químico e um produto cedido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), chamado Cold Fire - usado para combater incêndio em aeroportos e aviões -, ajudam no combate ao incêndio em Santos.

Ambiente

Na terça-feira, 7, o gerente regional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), César Eduardo Padovan Valente, garantiu que a qualidade do ar na Alemoa estava "boa" e "dentro dos padrões". A avaliação foi feita por equipamentos da companhia e do Exército (Siges), que usam infravermelho para identificar possíveis gases tóxicos e têm alcance de cinco quilômetros. O dispositivo do Exército foi instalado no viaduto da Alemoa.

Já os pescadores que trabalham diariamente na região do Estuário não sabem a quem recorrer. A quantidade de peixes mortos é enorme, impossível de ser registrada até o momento. As comunidades no entorno esperam por uma providência das autoridades.

Em um período de 48 horas, a empresa Alpina Biggs, contratada para recolher os peixes que morreram no Estuário de Santos, por causa da contaminação causada pelo incêndio, já retirou cerca de 20 toneladas em uma área de aproximadamente 20 quilômetros de costa.

Padovan Valente, da Cetesb, afirmou que a situação no pátio da Ultracargo ainda é de emergência. Por isso, não é possível começar a análise dos peixes e da água.

Segundo ele, as primeiras amostras só foram coletadas no sábado de manhã. Sabe-se, conforme um relatório preliminar enviado pela Ultracargo no domingo, que o incêndio alterou a qualidade da água do mar no Canal do Estuário, o que pode ter causado a mortandade dos peixes.

Caminhões

O trânsito de caminhões nos dois sentidos da Margem Direita do Porto de Santos continuará interrompido, conforme informou a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Segundo a autoridade portuária, a medida será reavaliada nesta quarta-feira. "Temos de tirar grandes lições desse incêndio", afirmou ontem o ministro da Secretaria Especial dos Portos (SEP) Edinho Araújo, durante apresentação a uma plateia de profissionais do setor, em evento em São Paulo. "Precisamos contribuir para que situações como essa não se repitam", reforçou.

Leia também: 

Incêndio atinge tanques de álcool, no bairro da Alemoa, em Santos
Combate às chamas na Alemoa pode durar até quatro dias
Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar questiona efetivo dos bombeiros
Bombeiros comparam ação nos tanques a um "dragão preso em uma gaiola"
Cesteb descarta impacto ambiental por conta do incêndio na Alemoa
Incêndio na Alemoa não tem previsão para acabar
Quarto tanque é atingido e explode em incêndio na Alemoa
Gabinete de Crise é instalado em combate ao incêndio

Surgimento de peixes mortos em Cubatão pode estar relacionado ao incêndio
Incêndio na Alemoa: Fogo atinge apenas dois tanques
Incêndio em Santos pode acabar nesta segunda-feira
Região pode sofrer com chuva ácida
Fumaça de incêndio pode aumentar demanda nos prontos-socorros
Chega a 100 horas o combate ao incêndio que atinge a Alemoa
Incêndio em Santos impede navio de etanol de atracar
Cetesb: incêndio em tanques de combustível não aumentou poluição em Santos
“Operação mais difícil que SP já enfrentou”, diz Marcos Palumbo, capitão dos Bombeiros
Estação de monitoramento da Cestesb é transferida para a Zona Noroeste
Mais dois produtos vão ajudar no combate ao incêndio na Alemoa
Incêndio afeta operações de empresas da Margem Direita do Porto
Vazamentos atrapalham combate ao fogo na Alemoa
Incêndio na Alemoa: Bombeiros tentam consertar vazamentos em tubulações

Veja vídeos do incêndio: 

Vídeo incêndio - Via Whatsapp / Vídeo Incêndio 2 - Via WhatsApp / Explosão nos tanques da empresa Ultracargo

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter