Incêndio em fábrica de roupas em Bangladesh deixa 120 mortos

País asiático é o segundo maior exportador de roupas do mundo; indústria responde por 80% das exportações

Comentar
Compartilhar
25 NOV 201218h19

 

Pelo menos 120 pessoas morreram na noite de sábado (24)  após um incêndio que tomou conta de uma fábrica de roupas de oito andares em Dhaka, capital de Bangladesh, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Alguns trabalhadores disseram que a saída de emergência estava bloqueada e que os seguranças não conseguiram abrir o portão principal depois que a fumaça tomou conta do local.
 
Rina Khatun, uma operária da fábrica, disse que conseguiu escapar porque estava no piso térreo quando ocorreu uma explosão. "Aqueles que estavam nos andares de cima não tiveram uma chance", contou.
 
Alguns trabalhadores dissera, que a saída de emergência estava bloqueada e que os seguranças não conseguiram abrir os portões depois que a fumaça tomou conta de tudo (Foto: Agência Estado)
 
Bangladesh é o segundo maior exportador do mundo de roupas. Essa indústria é um motor crucial para a pobre economia do sul da Ásia, respondendo por cerca de 80% das exportações, com ganhos de US$ 19 bilhões no ano financeiro encerrado em 30 de junho de 2012. Mas o aumento da publicidade em torno das condições não seguras e insalubres nas 5 mil fábricas do país tem levantado críticas de grupos de direitos humanos. As informações são da Dow Jones.

Colunas

Contraponto