Cotidiano
Moradores registraram as chamas e relataram preocupação ao ver parte do trem em movimento totalmente tomada pelo fogo
As causas do incêndio ainda serão apuradas pela empresa e pelas autoridades competentes. / Reprodução/Instagram @6gbpmesp
Continua depois da publicidade
Uma ocorrência pouco comum mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na noite desta quarta-feira (26), após vagões de um trem da Rumo Logística, carregados com celulose, pegarem fogo enquanto a composição avançava pelos trilhos na região da Vila Esperança, em Cubatão (SP).
Moradores registraram as chamas e relataram preocupação ao ver parte do trem em movimento totalmente tomada pelo fogo.
Continua depois da publicidade
A chamada foi feita pela Central de Emergências 193, que direcionou equipes do 6º Grupamento de Bombeiros para atender à ocorrência de incêndio em meio de transporte ferroviário, um tipo de caso considerado raro e de alto risco pela corporação.
Segundo o Corpo de Bombeiros, quando as equipes chegaram ao local, o trem ainda estava em deslocamento, o que exigiu uma operação altamente técnica e estratégica. Somente após a parada completa da composição foi possível iniciar o combate direto às chamas.
Continua depois da publicidade
Ao menos 13 vagões carregados com celulose — material altamente combustível — estavam em chamas. Por conta disso, os bombeiros adotaram técnicas específicas para evitar a propagação do incêndio para outros vagões.
A Rumo Logística, responsável pelo trem, enviou equipes de apoio, caminhões-pipa e uma retroescavadeira, utilizada para auxiliar na movimentação da carga atingida e na contenção do fogo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio já está confinado aos 13 vagões afetados, mas os focos remanescentes seguem em extinção. A operação continua em andamento devido ao risco de reignição, comum em materiais de alta combustão como a celulose.
Continua depois da publicidade
Embora a situação esteja controlada, o tráfego ferroviário na região pode sofrer alterações ao longo desta quinta-feira, já que parte da linha permanece ocupada pela operação de rescaldo e remoção da carga.
Não há registro de vítimas. As causas do incêndio ainda serão apuradas pela empresa e pelas autoridades competentes.
Continua depois da publicidade