Imunização contra HPV é realizada em escolas do bairro Morrinhos

Vacinação é voltada para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos; iniciativa faz parte de um projeto piloto

Comentar
Compartilhar
11 SET 2018Por Da Reportagem16h00
O público alvo são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anosO público alvo são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anosFoto: Divulgação/PMG

Fazer a prevenção contra diversas doenças é algo muito importante, não é? Sabendo disso, a Prefeitura de Guarujá, por meio das Secretarias de Saúde (Sesau), e Educação, Esporte e Lazer (Sedel), realizou no último dia 5, a vacinação contra o HPV nos estudantes das Escolas Municipais Maria Aparecida Ramos Camargo e Professora Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva, ambas no bairro Morrinhos.

O público alvo são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A ideia piloto surgiu após uma palestra realizada em junho, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como Márcia Olmos Moucachen como uma das coordenadoras. Na ocasião, o tema era gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), ministrada pela coordenadora de Saúde da Mulher da Prefeitura, a ginecologista Adriana Machado.

"A importância da vacinação vai muito além da prevenção. Resulta também, em benefícios para a coletividade: desde a comunidade que faz parte, como para uma cidade que prima, cada vez mais, pela promoção de saúde com qualidade de vida, através dos equipamentos da Prefeitura (Educação e Saúde), e do Programa Saúde na Escola", ressaltou a coordenadora de Ações Educacionais do Fundamental I e II da Sedel, Maria Aparecida Andrade de Oliveira.

Para que os jovens fossem imunizados, as equipes das escolas por intermédio das orientadoras educacionais encaminharam aos responsáveis pelas crianças e adolescentes, um informativo esclarecendo a importância da ação.

Ações do PSE

A iniciativa realizada nessas duas escolas da região de Morrinhos se estenderá para as outras unidades de ensino do mesmo bairro, bem como nas demais regiões da Cidade, velando a parceria entre os equipamentos da Saúde e da Educação do município.