X

Cotidiano

Imperador da Ilha é a campeã do Carnaval 2013 em Guarujá

A escola do bairro Santa Rosa tratou a reflexão sobre a reciclagem de material e, principalmente, dos valores do ser humano.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/02/2013 às 18:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o enredo “Reciclagem – Salvação do Planeta é o Bicho”, a ISC Escola de Samba Imperador da Ilha/Buggy foi a campeã do Carnaval de Guarujá 2013. A agremiação, que obteve 177 pontos foi, inclusive, a vice-campeã no ano passado.

A apuração do desfile das escolas de samba aconteceu na Passarela do Samba montada na Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho, no último domingo (10). A Comissão de Carnaval formado por representantes da Prefeitura e da Liga Independente das Escolas de Samba de Guarujá (Linesg) conduziu a divulgação das notas.

A Imperador da Ilha levou ao público a reflexão sobre a reciclagem, não apenas a de bens materiais, mas de todos os valores do ser humano. Segundo o carnavalesco da Imperador, Dionízio Roberto do Nascimento Bezerra, o título foi merecido. “Lutamos muito para isso. Espero que a escola tenha agradado o público que conferiu o nosso desfile. Quero agradecer toda a comunidade pela participação”.

As escolas foram avaliadas em nove quesitos, com dois jurados para cada item. São eles: bateria, samba-enredo, enredo, harmonia, evolução, alegorias e adereços, fantasia, mestre-sala e porta bandeira e, por fim, comissão de frente. A agremiação do Santa Rosa desfilou com quatro carros, mais dois acoplados.

A URCSAS Vem Que é Dez ficou em segundo lugar, com 173,5 pontos. Em seguida, o Gres Mocidade São Miguel, cuja pontuação foi de 172,5. Com a quarta colocação, o Gres Renascer/ Borel de Santa Cruz dos Navegantes – escola campeã de 2012 – chegou a 170,5 pontos. E como última colocada, ficou a BCU da São Jorge, com o quinto lugar. A agremiação atingiu 159 pontos, e com isso acabou sendo rebaixada do Grupo Especial.

A Imperador da Ilha obteve 177 pontos na apuração dos votos (Foto: Divulgação)

Guarujá sobe para a Elite em 2014

Dentre as escolas que fazem parte do Grupo de Acesso, quem conseguiu a melhor colocação foi a Gres Guarujá. O resultado conquistado pela agremiação foi bem positivo: 178 pontos. Sendo assim, a escola de origem do bairro da Prainha subiu para a elite do Carnaval guarujaense e estará no Grupo Especial no próximo ano.
Para o presidente da escola de samba Guarujá, Domingos Sérgio Amaro, subir para a elite em 2014 é resultado do empenho da comunidade em prol da agremiação. “Disputamos ponto a ponto e esse foi o resultado. A união e a colaboração da população para este Carnaval mostra que trabalhamos direitinho”, destacou.

O enredo da escola foi: “Já vi esse filme”, tema que abordou a valorização da importância da história cultural que faz parte das origens da população. O desfile mostrou na avenida filmes nacionais e internacionais que marcaram a história do povo brasileiro. Foi a última escola a se apresentar no primeiro dia de Carnaval oficial, na sexta-feira (8), e passou pela avenida com dez alas e três carros alegóricos.

Já com a segunda colocação do Grupo de Acesso, o Gres Caminho da Paz chegou a 173 pontos. E, em terceiro, o Gres Visconde, obteve 147,5 pontos. A escola pleiteante, Meninos de Elite, teve dos jurados 132,5. A SC Galo da Ilha não desfilou.

A secretária municipal de Cultura, Mariângela Duarte, cumprimentou os representantes das agremiações pelo que mostraram na avenida nos desfiles. “Meus parabéns à escola campeã e a todas as outras agremiações dos dois grupos. Todos fizeram um belíssimo trabalho, o que contribuiu para que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, elevasse o Carnaval de Guarujá para um novo patamar”.

Desfile das campeãs é cancelado

Em função da tragédia que deixou quatro mortos e cinco feridos após o Desfile das Escolas de Samba de Santos, a Prefeitura de Guarujá, a Liga das Escolas de Samba da Cidade e a Comissão de Carnaval decidiram suspender o Desfile das Campeãs do Carnaval Guarujaense, que aconteceria na terça-feira (12), na Passarela do Samba em Vicente de Carvalho.

A prefeita Antonieta lamentou o acidente ocorrido no carro da Escola de Samba Sangue Jovem e disse que se solidariza com toda a população santista, com a comunidade e membros da agremiação e com as famílias das vítimas.

“Este é um momento de extrema tristeza para todos que gostam e fazem parte do mundo do samba, do Carnaval. Temos em Guarujá a escola Mocidade Amazonense, que compete no Carnaval santista. Todos estão muito tristes. Não há clima para a realização do Carnaval na nossa cidade”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter