X

Cotidiano

IML no Estuário: Vereador Sérgio Santana aciona Ministério Público

A iniciativa já havia sido anunciada semana passada pelo parlamentar santista, contrário à implantação

Carlos Ratton

Publicado em 19/03/2019 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prédio escolhido na Rua Bernardo Brawne, 122, no Estuário, vem causando manifestação contrária por parte da vizinhança / Nair Bueno/DL

O vereador Sérgio Santana (PR) ingressou com uma denúncia no Ministério Público (MP) contra o Estado de São Paulo por conta da instalação do novo Instituto Médico Legal (IML) na Rua Bernardo Browne, 122, no Estuário, que abrigará, automaticamente um necrotério, contrariando a vontade dos moradores da região. A iniciativa já havia sido anunciada semana passada por Santana.

Segundo o parlamentar santista, há supostas questões irregulares envolvendo as reformas que estão sendo feitas no imóvel, que também servirá para acomodações da Polícia Técnica-Científica.

Fiscalização

A Prefeitura vai fiscalizar a obra, mas já deu "sinal verde" para a instalação do equipamento no bairro alegando ser de interesse público do Estado que, por sua vez, já havia garantido que a implantação do IML é irreversível e está dentro da lei.

Vale lembrar que embora tenha parecer contrário de uma fiscal de posturas do Município, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Santos garantiu, em comunicado oficial, que o Governo Estadual conseguiu permissão para a instalação, com base no Uso Especial 1 - UE1, da Lei Complementar nº 1006, de julho do ano passado.

O endereço do futuro IML foi revelado com exclusividade pelo Diário do Litoral. A Administração também alerta que o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é exigido para a instalação de necrotérios. No entanto, só pode ser iniciado a partir do momento que recebe, formalmente, um pedido de inscrição municipal para o funcionamento da atividade no local, o que não ocorreu e esse é um dos apontamentos de Santana.

Leia também:
Estuário: Estado inicia obra do novo IML de Santos em área impedida
Moradores rejeitam IML no Estuário, em Santos
Mudança do IML para o Estuário deve atender interesses do Santos FC
Prefeitura de Santos dá 'sinal verde' para IML no Estuário

Segurança

O vereador insiste na questão da insegurança. Sua experiência de policial militar reformado garante que a manutenção de um IML e necrotério está atrelada a exames de corpo delito, "ligados a elementos materiais e vestígios que indicam a existência de crime, ficando também o setor responsável pelo armazenamento momentâneo de armas e demais objetos ilícitos", afirma.

Ainda conforme Santana, não consta projeto arquitetônico em nenhum órgão da Prefeitura, a população é contra e os agentes públicos não querem a mudança. O atual IML fica no Saboó.  

É importante salientar ainda que existe um suposto interesse do Santos Futebol Clube pela área do atual equipamento no Saboó, visando ampliação do Centro de Treinamento Meninos da Vila. O Santos e o Estado não confirmam a intenção.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter