X

Cotidiano

Ilhabela quer universalizar saneamento

Secretaria protocolou ofício solicitando liberação de obras de drenagem urbana e coleta de esgotos em três bairros

Da Reportagem

Publicado em 12/04/2019 às 08:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Núcleos Cantagalo e Morro dos Mineiros devem ser beneficiados na cidade do litoral norte / Divulgação/PMI

Da Gazeta de S. Paulo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela protocolou na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ofício solicitando liberação da execução de obras de drenagem urbana e coleta de esgotos nos Núcleos de Regularização Fundiária e Interesse Social Cantagalo e Morro dos Mineiros, localizados nos bairros da Vila e Itaquanduba e Itaguassú, respectivamente. A intenção da gestão municipal é a de avançar na universalização do saneamento básico no arquipélago.

Os núcleos fazem parte do maior Plano de Habitação e Regularização Fundiária da história de Ilhabela, que prevê a legalização de 15 localidades irregulares. Ambos fazem parte do sistema atendido pela Estação de Pré-Condicionamento (EPC) e, no futuro próximo, pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Itaquanduba, já devidamente licenciada pela Cetesb e em fase de elaboração de projeto executivo.

De acordo com a pasta responsável, a obra é necessária porque ambos os núcleos encontram-se em processo de regularização, sem a devida captação e tratamento do esgoto produzido.

Caso a prefeitura consiga a autorização da Cetesb, deve dar sequência às obras de rede coletora e sistema de drenagem desses dois, que são os mais numerosos núcleos do município.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, reitera o compromisso de universalizar o saneamento no município.

"Essa é mais uma iniciativa que marca os esforços da administração em resolver os problemas de saneamento da cidade. Tanto a Cetesb quando a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo [Sabesp] se comprometeram, mediante o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, em dar celeridade para o andamento das licenças e projetos", lembrou Tenório.

"Recentemente, foi assinada Ordem de Serviço [OS] para início das obras de esgotamento sanitário, com a execução de 24 quilômetros de rede coletora de esgoto, do Julião ao Veloso, e mais redes complementares no Zabumba, região do alto da Barra Velha. Com a liberação da execução de obras no Cantagalo e Morro dos Mineiros, os investimentos em saneamento avançam pela cidade, chegando também para a região Norte", complementou.

Em reunião recente com a presidenta da Cetesb, Patrícia Faga Iglecias, o chefe do executivo ilhéu já havia mencionado a intenção de solicitar tal liberação, o que foi de imediato apoiado por ela, aguardando-se sua devida formalização.

Com a solicitação, a prefeitura busca zerar o lançamento de esgoto clandestino nos bairros, o que prejudica a avaliação de balneabilidade das praias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Coluna

Após reuniões, Rogério Santos e Tarcísio de Freitas encerram dia em churrascaria

Márcio França cogita ir às urnas em 2026

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter