Igreja Matriz de SV inicia programação da Semana Santa neste domingo

Celebração da Benção dos Ramos abre atividades diárias que seguem até a Páscoa (21)

Comentar
Compartilhar
13 ABR 2019Por Da Reportagem04h30
A Igreja Matriz de São Vicente Mártir fica na Praça João Pessoa, s/n, no CentroA Igreja Matriz de São Vicente Mártir fica na Praça João Pessoa, s/n, no CentroFoto: Divulgação/PMSV

A Igreja Matriz de São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/n - Centro), referência histórica para o Município, tem programação para todos os dias da Semana Santa, que antecedem o Domingo de Páscoa (21).

Segundo o pároco Renan Censi, a Páscoa é a maior festa do cristianismo. “A palavra “páscoa” significa passagem. Então vemos a morte de Jesus como uma passagem para a eternidade, não como um fim. Por isso todos os cristãos e todas as comunidades celebram a festa da vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte”.

O Padre Renan explica que a preparação da Páscoa se inicia com a caminhada da Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas. Nesses quarenta dias que antecedem a Páscoa, a comunidade realizou celebrações, atos de piedade popular e momentos de confissão, “ocasiões de revisar as atitudes da vida e buscar um novo propósito”.

A Semana Santa em si se inicia com a missa da Benção dos Ramos. “Do domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa, nós vivemos a Semana Santa. Uma caminhada intensa em que, a cada dia, celebramos a morte e ressurreição de Cristo”, declara o Padre.

“O Domingo de Ramos é uma acolhida triunfal de Jesus de quando ele chega a Jerusalém. As pessoas o viam como rei. Por isso nós realizamos o ato das procissões carregando ramos abençoados. E, ainda nessa celebração, já há a narrativa da Paixão de Cristo”. Ele destaca, ainda, que nesse dia a igreja fica repleta de fiéis.

Na sequência, a Matriz realiza diversas celebrações durante a semana. “Em cada dia nós vivenciamos os momentos não como um fato histórico, mas como um fato presente. Quando celebramos a morte de Jesus, nós, de fato, estamos atualizando esse fato”, complementa Censi.

Confira a programação completa:

Semana Santa

Igreja Matriz de São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/n - Centro)

Domingo de Ramos (14/04)

7h30 – Missa com Bênção dos Ramos

10h30 – Missa com Benção dos Ramos

17h30 – Procissão de Ramos e Missa (iniciando na Praça Bernardino de Campos)

Segunda-feira Santa (15/04)

19h30 – Ofício das Sete Dores de Nossa Senhora

Terça-feira Santa (16/04)

19h30 – Procissão do Encontro da Imagem do Senhor dos Passos, que sairá da Igreja Matriz, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que sairá da Reitoria Nossa Senhora do Amparo (Avenida Capitão Mor de Aguiar, 773 – Centro).

Quarta-feira Santa (17/04)

19h30 – Via-Sacra dentro da Matriz

Quinta-feira Santa (18/04)

19h30 - Missa in coena Domini (Missa da Ceia do Senhor) com transado do Santíssimo para o Salão Paroquial

20h30 – Início da Vigília no Salão Paroquial

Sexta-feira da Paixão (19/04)

14h – Término da Vigília no Salão Paroquial

15h – Ação Vespertina da Paixão de Cristo

Momento de oração até o início da Procissão

19h – Via-Sacra e Procissão Luminosa do Senhor Morto pelas ruas

Sábado Santo (20/04)

A igreja permanecerá fechada, junto ao sepulcro do Senhor. Não se administrarão sacramentos durante o dia.

19h30 – Missa Solene da Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (21/04)

7h30 – Missa Solene

10h30 – Missa Solene

18h - Missa Solene