Cotidiano

Idoso passa mal em frente a hospital e espera 1h30 até ser levado pelo SAMU no litoral

Durante o tempo que aguardava atendimento médico, ele foi assistido pelo segurança do hospital e por populares

Carlos Ratton

Publicado em 11/09/2024 às 16:00

Atualizado em 11/09/2024 às 16:02

Compartilhe:

O idoso foi encontrado deitado na rampa do pronto socorro do hospital / Sueli Dias Pereira/Leitor DL

O idoso Jorge Luís Gonzales (Gonçalves), de cerca de 68 anos, ficou deitado na calçada, em frente ao Hospital São Lucas, após sofrer de fortes abdominais e somente foi assistido uma hora e meia depois pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Durante o tempo que aguardava atendimento médico, ele foi assistido pelo segurança do hospital e por cidadãos e cidadãs que presenciaram a cena.

A Reportagem foi acionada e, quando chegou ao local, o idoso já havia sido conduzido ao Pronto Socorro Central de Santos. A imagem dele na calçada foi fornecida pela cidadã Sueli Dias Pereira. Mas ele foi encontrado deitado na rampa do pronto socorro do hospital.

"Ele estava caído quando cheguei, suando e tossindo muito. Vi que uma auxiliar de enfermagem, que havia acabado de chegar, estava conversando com ele e tentando acalmá-lo. Os funcionários disseram que não poderiam colocá-lo para dentro do hospital. O SAMU foi acionado várias vezes, por várias pessoas. Eu mesmo chamei. A Polícia também foi acionada", explica Sueli.      

Paulo Hernandes, o técnico de segurança que também ligou para o SAMU, diz que chegou às 6h50 quando se deparou com a situação. "Ele estava se queixando de dor abdominal e de uma hérnia inguinal. Disse que não conseguia se mover por conta das dores e que não tinha parentes próximos".

Segundo o a Classificação Internacional de Doenças (CID), hérnia inguinal é quando a pessoa apresenta a protrusão do conteúdo abdominal por uma abertura na parede muscular da região da virilha. Ocorre devido a um enfraquecimento ou defeito, podendo ser congênito ou adquirido.

Vale lembrar que se o atendimento for de emergência, com risco iminente de vida, a exemplo de vítimas de acidentes de trânsito em estado grave, o hospital deve prestar o atendimento, sob pena de cometer o crime de omissão de socorros, previsto no Código Penal. O Hospital foi procurado e não se manifestou até a publicação desta reportagem.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Amazon 'pagará' usuários que assistirem série de 'O Senhor dos Anéis'; entenda

Empresa fará o mesmo para outras atrações que estão presentes em suas plataformas

Diário Mais

Litoral de SP preserva inseto que remete à infância de muitos; conheça o Soldadinho

Na Região, eles são vistos principalmente nas árvores do chapéu-de-sol (Terminalia catappa)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter