X

Cotidiano

IBGE inclui serviços no cálculo do PIB do 3º trimestre

A principal novidade é a inclusão da recém-inaugurada Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB)

Publicado em 07/11/2013 às 14:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 7, nota técnica sobre os aperfeiçoamentos metodológicos que serão incorporados aos resultados das Contas Nacionais Trimestrais (PIB) do 3º trimestre, que será anunciado em 3 de dezembro. A principal novidade é a inclusão da recém-inaugurada Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o IBGE, serão incorporados os resultados apurados para os serviços de transporte de carga, transporte de passageiros, correios, serviços de informação, serviços de manutenção e reparação, serviços de alojamento e alimentação, serviços prestados às empresas e serviços prestados às famílias.

A PMS começou a ser divulgada em agosto deste ano, mas a apuração foi iniciada em janeiro de 2012. Por ser recente, a pesquisa ainda não conta com dados ajustados sazonalmente, nem com um deflator. Assim, os resultados em valores correntes serão deflacionados conforme um ou mais itens correspondentes mensurados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Nos casos em que mais de um item do IPCA se aplica ao mesmo serviço, os índices de preços foram ponderados, usando-se os pesos médios do IPCA no ano anterior. "De maneira geral, os serviços predominantemente direcionados às famílias foram associados a um ou mais itens específicos do IPCA", divulgou o IBGE.

Segundo o IBGE, serão incorporados os resultados apurados para os serviços de transporte de carga, transporte de passageiros, correios, entre outros (Foto: Divulgação)

Já os serviços voltados predominantemente às empresas foram deflacionados por um índice mais geral, o IPCA Serviços, que agrega os diversos serviços pesquisados no âmbito do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC).

"Neste último caso, optou-se pelo IPCA Serviços por falta, no Brasil, de um deflator específico apropriado como, por exemplo, um Índice de Preços ao Produtor (IPP) de Serviços", informou o instituto na nota.

O IBGE destacou ainda que a PMS será uma fonte de dados que vem se somar às que já são observadas pelo instituto. "As demais fontes anteriormente utilizadas continuarão sendo analisadas no processo de trabalho, bem como aspectos inerentes às Contas Nacionais, tais como o confronto entre oferta e demanda", informou.

Atualizações

Na divulgação do PIB do 3º trimestre, a série histórica das Contas Nacionais também será aprimorada, com a incorporação de dados revisados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) e dos resultados da Pesquisa Agrígola Municipal (PAM) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), ambas de 2012.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter