Cotidiano

Ibama aprova avaliação para exploração da petróleo em nova região do Brasil

A etapa é considerada a fase final do processo de licenciamento ambiental para perfuração de mais um poço exploratório

Nathalia Alves

Publicado em 25/09/2025 às 12:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Margem Equatorial, que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá, desponta como nova e promissora fronteira do petróleo e gás no Brasil. / Cezar Fernandes/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, nesta quarta-feira (24), a Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada pela Petrobras em agosto no bloco FZA-M-59, em águas profundas da Margem Equatorial, no Amapá. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A etapa é considerada a fase final do processo de licenciamento ambiental para perfuração de um poço exploratório na região.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quadrilhas no Rio usam técnica de neurocirurgia para roubar petróleo de oleodutos

• Maior descoberta de petróleo em 25 anos é feita em bacia no litoral de SP

• País perto do Brasil tem a maior reserva de petróleo do mundo, mas exporta pouco

No parecer, o órgão ambiental destacou a robustez da estrutura apresentada e classificou a atividade como inédita, ressaltando os desafios logísticos, a dimensão da operação e a amplitude de análises envolvidas. 

Apesar da aprovação, o Ibama solicitou ajustes no plano de proteção à fauna, com o objetivo de fortalecer a resposta às demandas ambientais da área.

Continua depois da publicidade

A Petrobras informou que vai revisar o documento e reapresentá-lo ao órgão até esta sexta-feira (26). Segundo o parecer, a concessão da licença de operação dependerá da comprovação de que as melhorias solicitadas foram incorporadas.

Com a aprovação da APO e o cumprimento das exigências do processo, a estatal espera receber em breve a licença ambiental necessária para iniciar a perfuração. O objetivo é obter informações geológicas que possam confirmar a presença de petróleo no bloco.

Em nota, a Petrobras afirmou que segue comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira, ressaltando a importância da região para a segurança energética do país e para a obtenção de recursos destinados à transição energética.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software