X

Cotidiano

Humorista faz sucesso na internet e entrevista candidatos de São Vicente

Jair Moreira criou sua plataforma há algum tempo e alguns de seus personagens já viraram referência na cidade

LG Rodrigues

Publicado em 26/10/2020 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Jair Moreira possui diversos personagens, mas Dona Berê virou ícone entre moradores e matriarca de plataforma criada pelo artista. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Dona Berenice não é uma senhora de meias palavras, fala o que pensa, quando quer e da maneira que acha mais conveniente. E nas últimas semanas nem ao menos os candidatos à Prefeitura de São Vicente têm escapado de suas alfinetadas. Mas se você não conhece essa simpática senhora carismática que faz sucesso nas lives e vídeos de redes sociais com sua pitada de Emilia de Sabugosa e um tempero de Píppi Meialonga, não tem o menor problema. A gente te apresenta.

Dona Berenice, 'Berê', para os mais íntimos, é uma das muitas personagens criadas pelo vicentino Jair Moreira. Comediante, ator, artista, para resumi-lo melhor, Moreira deu início à sua 'Plataforma' nas redes sociais há pouco tempo. Seu canal de Youtube, por exemplo, é de junho apenas, mas ele já vem reunindo a atenção de muita gente.

Apesar disso, entretanto, se engana quem acha que a trajetória de Jair em relação às artes cênicas começou há pouco tempo. Ela teve seu pontapé inicial dado lá atrás, talvez antes mesmo dele nascer.

"Minha paixão pelas artes cênicas vem do sangue. Meu pai trabalhou no circo, foi cantor, assim como minha avó e tenho uma tia que toca muitos instrumentos. Então tem um pouco disso na família".

Inspirado pelos artistas circenses, Jair explica que durante a infância chegou até a montar seu primeiro palco com engradados de garrafas de cerveja e lona no quintal de casa. Sem plateia, ele chegou até mesmo a oferecer brinquedos para que os amigos fossem assistir suas apresentações e interpretações. Nascia ali a primeira 'live' de Jair, muito antes da internet sequer ser algo comum na vida das pessoas.

"Com 17 anos eu entrei num grupo, peguei carreira, viajei pelo Brasil, me profissionalizei, virei diretor de teatro e até montei minha própria companhia", explica.


O momento da pandemia inspirou Jair a criar suas redes sociais

"Eu precisava me movimentar e fazer algo pelas pessoas também, tanto na questão do trabalho como na questão das emoções. Pensei em como ia vender essa ideia e pensei, tá todo mundo de máscara, não vejo mais o sorriso de ninguém, então preciso provocar isso porque as pessoas já estão se entregando', eu mesmo estava me entregando, e criei o canal para tentar transformar a vida das pessoas".

Jair não vê seus personagens como fruto de um canal de humor, mas apenas deu a alguns o carisma sem apelar em seus textos ou trejeitos. Apesar de tudo isso, entretanto, é inegável que uma determinada encarnação do artista tem ganho bastante notoriedade nos últimos tempos: A Dona Berenice.

"A Berenice é a matriarca de todas minhas personagens e por isso ela comanda o canal. A Berê eu faço um espetáculo infantil que foi sucesso que é 'A Madrasta Encantada e Suas Cinco Lições Mágicas' que é uma sátira da Nanny McPhee e as crianças adoraram. Quando apareci agora com as entrevistas para as eleições as próprias professores e diretoras adoraram: 'A Berenice é muito louca. Eu amo essa velha'. É muito bom ver que as pessoas reconhecem e muito bom saber que essas personagens existem, são pessoas de verdade que os outros conhecem e acreditam na existência dela. É quase uma entidade porque minhas ideias, opiniões, não são as mesmas da Berenice, 'ela' mesmo está conhecendo agora a questão do preconceito, da militância e até mesmo de aceitar os gays", afirma.

Com o conhecimento da população, era questão de tempo para que a Dona Berê alçasse voos mais altos e eles vieram, e ainda estão vindo, durante o período eleitoral, onde a personagem de Jair já começou a entrevistar os candidatos à Prefeitura de São Vicente. Dos três mais 'visíveis' até o momento: Kayo Amado, Pedro Gouvêa e Solange Freitas a até os que ainda correm por fora, como o ex-prefeito Bili e as candidatas Anália Silva e Mônica Batalha. Todos estão sendo sabatinados pelas redes sociais por Berenice.

"A ideia de colocá-la como apresentadora do programa eleitoral, das entrevistas, já é um projeto meu desde o início da plataforma, desde antes das eleições começarem mesmo. Eu já tenho até mesmo um mapa de tudo que vai acontecer até o ano que vem. Ela é a mais experiente, a que dá mais conselhos".

Após obter ajuda, e os primeiros contatos, com ajuda de colegas e amigos que atuam na Câmara dos Vereadores de São Vicente, Jair iniciou os primeiros telefonemas com o prefeito Pedro Gouvêa e na sequência foi conseguindo falar com outros políticos. O resultado? Sucesso!

"Os candidatos têm gostado muito da Berenice e até compartilham as transmissões, algumas lives tiveram compartilhamentos de até 300 pessoas logo nos primeiros minutos, de cara, e isso deixou a gente animadíssimo. É legal ver que eles não têm preconceito com o homem que se veste de mulher. Eles realmente gostam da personagem e a tratam como 'senhora'. É muito bacana, há muito respeito", explica.

Para quem quiser acompanhar a dona Berê e toda a equipe que atua no canal junto com o Jair, é fácil, basta seguir procurar por 'Plataforma Jair Moreira' em todas redes sociais. Seja por Facebook, Youtube e Instagram. E se por um acaso você perdeu alguma transmissão, basta procurar que todas elas seguem disponíveis.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter