X

Cotidiano

Hospital em Santos ganha sala de telemedicina com foco em AVC

O sistema conta com uma tela de 65 polegadas, 3D e sensível ao toque, na qual é possível analisar com precisão a anatamonia do paciente

Caroline Souza

Publicado em 27/09/2018 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Hospital Ana Costa (HAC) inaugurou ontem uma sala de telemedicina com foco no Acidente Vascular Cerebral (AVC) / Paolo Perillo/DL

Com o objetivo de dar suporte à tomada de decisão quanto ao melhor tratamento em caso de ocorrência neurológica, o Hospital Ana Costa (HAC) inaugurou ontem uma sala de telemedicina com foco no Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Atualmente, o Hospital recebe de um a dois pacientes com suspeitas de AVC por dia. De acordo com o gerente médico do HAC, Ronald Maia, o AVC é uma das patologias mais frequentes que chegam ao hospital e a nova sala tem toda a estrutura para dar um suporte melhor para essa doença.

A sala de telemedicina funcionará 24 horas por dia e permitirá que neurologistas e outros especialistas do Hospital discutam os casos com médicos de uma central especializada. “Aqui eu consigo fazer o estudo das imagens do paciente e realizar uma teleconferência com um neurologista à distância”, explica Maia.

Ainda segundo o gerente do HAC, para reverter o quadro do AVC é preciso estar dentro de uma janela de tempo. “Temos 4h30 para fazer um tratamento chamado de trombólise, que consiste em injetar um medicamento no paciente para desobstruir o vaso e, se estiver dentro desta janela, conseguimos reverter o quadro”.

Para agilizar o compartilhamento de informações, o sistema é customizado com alguns indicadores neurológicos de como está esse paciente, chamado de escala NIH. “O que eu vejo aqui, o neurologista vê do outro lado e assim conseguimos discutir qual a melhor decisão para o tratamento do paciente”.  

Em uma tela de 65 polegadas, 3D e sensível ao toque, o médico é capaz de rotacionar os exames do paciente, “permitindo um melhor estudo de sua anatomia”, garante Maia.

Além disso, o sistema também é adequado para ensino, permitindo o estudo de outras partes do corpo, como do coração. O HAC conta hoje com cerca de 60 residentes em 12 ­especialidades.

“É a tecnologia trazida para o paciente, um investimento na melhor qualidade para a saúde”, finaliza o neurologista Paulo Nakano.

Modernização do Pronto-Socorro

O Hospital Ana Costa também inaugurou ontem seu novo pronto-socorro adulto. A ­emergência da unidade realiza, em média, 15 mil pronto-atendimentos mensais.

“Não é só modernizar ambientes, mas garantir a qualidade, conforto e segurança dos pacientes”, afirma a diretora do hospital, Isabelle Tatsui.

Agora, assim que chega ao local, o paciente pega senha em um Totem e aguarda para ser atendido em uma das três salas de triagem, que vão classificar a prioridade de tratamento dos pacientes, com base na gravidade de seu estado. Depois, seguem para o atendimento com os médicos.

Se o paciente vem transferido de outra cidade, passa direto com o médico pela sala de admissão. O novo pronto-socorro conta ainda com sala de medicação, de inalação, de emergência e sala de observação, com dez leitos. Além da sala de teleatendimento mencionada acima.

De acordo com a diretora, a ­modernização do pronto-socorro está sendo realizada de forma gradual, com investimentos de R$ 3,1 ­milhões.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Padre que mais batizou em SV, Feliciano Martinez morre aos 86 anos

Feliciano Arrastia Martinez estava internado desde o dia 21 de fevereiro, no Hospital Casa de Saúde, em Santos

Atrações

Guarujá Gameplay chega à cidade com streamers, cosplay e e-sports

Baianinha, Zuluzão, Bluyd, TKRaps, Raillow são algumas das atrações; ingressos já estão à venda na internet 

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter