Cotidiano

Hospedaria dos Imigrantes: Fachadas oferecem risco e preocupam munícipes

Problemas são encontrados nas ruas Dona Luíza Macuco e Antenor da Rocha Leite

Caroline Souza

Publicado em 21/07/2018 às 09:00

Compartilhe:

Situação de abandono de prédios e casas ao redor da antiga Hospedaria dos Imigrantes preocupa / Rodrigo Montaldi/DL

A situação de abandono de prédios e casas ao redor da antiga Hospedaria dos Imigrantes preocupa moradores de Santos. Portas, calçadas e muros quebrados e marquises com rachaduras. Este é o cenário das ruas Dona Luíza Macuco e Antenor da Rocha Leite com a Rua Silva Jardim, na Vila Mathias.

Além disso, as ruas são marcadas pela presença de usuários de droga e pessoas em situação de rua. Inclusive, em 2016, o telhado de um dos prédios abandonados desabou e matou uma dessas pessoas.

“Passo pelo local frequentemente para ir ao trabalho e acho perigoso”, comenta Ademir de Mattos Júnior. “Vejo usuários de droga pelo local e pessoas usando as marquises como abrigo”, completa.

De acordo com a Prefeitura, os proprietários dos imóveis da Rua Luiza Macuco já foram intimados a executar a limpeza dos terrenos, fato recorrente devido ao crescimento do mato.

“O muro de tijolos na calçada do lado par não oferece risco iminente de queda. Ele está preto devido a fogueiras que as pessoas em situação de rua fazem”, esclarece. Ainda segundo a Prefeitura, a fiscalização vai retornar ao local para novas ­providências.

Já com relação às marquises da Rua Antenor da Rocha, a Administração Municipal alega que os imóveis foram intimados pela Lei Complementar 441, que indica que imóveis devem passar por vistoria regularmente.

“O processo está sendo encaminhado para o Jurídico porque foram esgotadas todas as providências administrativas, após o proprietário ser multado por não cumprimento das intimações”, expõe.

Para garantir a segurança no entorno, a Guarda Civil Municipal informa que realiza rondas e, sempre que verificada uma ocorrência, os guardas intercedem o mais prontamente possível, inclusive acionando a Polícia Militar quando necessário.

Situação de rua

A respeito das pessoas em situação de rua, a Prefeitura afirma que as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolvem um atendimento constante, a fim de estabelecer vínculos de confiança e realizar encaminhamentos para a rede socioassistencial do município.

Este serviço conta com duas equipes atuando no período da manhã e da tarde e uma durante a noite. Além disso, a Cidade conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

“São oferecidas várias oportunidades para quem decide sair das ruas, inclusive de qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho. É ofertado também o retorno ao convívio familiar e comunitário em sua cidade de origem”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter