X

Cotidiano

Horário de verão começa neste domingo

Este ano, a medida foi alvo de polêmica quando o governo federal chegou a avaliar se aplicaria ou não a mudança

Da Reportagem

Publicado em 14/10/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O horário de verão começa neste domingo. Ajuste seu relógio / Rodrigo Montaldi/DL

À meia noite deste sábado começa o horário de verão. Por isso, os relógios em 10 estados e no Distrito Federal devem ser adiantados em uma hora. O ajuste vigora até 18 de fevereiro do ano que vem.

Este ano, a medida foi alvo de polêmica quando o governo federal chegou a avaliar se aplicaria ou não a mudança, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade, já que ele foi instituído com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.

Contudo, a análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

Na Baixada Santista, onde das nove cidades da região, oito são banhadas pelo mar, a notícia foi
comemorada por muitos nas redes sociais, que justificaram a alegria ao ter uma horinha a mais de claridade no fim do dia.

Para Isabel Cristina, o horário de verão “é vida”, brinca. Natural de Garça, interior de São Paulo, ela está de mudança marcada para Santos.

“Eu amo horário de verão. O dia dura mais, então a gente consegue aproveitar mais também e como agora vou morar nessa cidade linda, estou curtindo mais ainda”, diz animada a nova munícipe de Santos.

A decisão de se mudar para cá veio depois da aposentadoria dela e do marido. Com uma filha estudando em Santos e outra morando em São Paulo, o veredito não demorou a ser tomado.

A cunhada, Luciana Cristina, também afirmou que adora a mudança de horário. “Embora as pesquisas digam que o horário de verão já não gera mais a mesma economia, eu acho que a gente ganha é na qualidade de vida”, diz.

Histórico

A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Jair, promessa da base, renova com o Santos até 2026

Zagueiro chegou ao clube em 2016 para jogar no sub-11

Polícia

Homem tem carro roubado na porta de casa, em São Vicente; ASSISTA

O caso aconteceu na Rua Coronel Silva Telles, esquina com as ruas Tamoios e Carijós, bairro Parque São Vicente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter