'Hora do mamaço' chega a Santos pelo 7º ano

A ideia do evento é incentivar e reforçar a importância da amamentação, além de destacar a relevância da educação para as próximas gerações

Comentar
Compartilhar
31 JUL 2018Por Da Reportagem08h30
A amamentação deve durar até os 2 anos de idadeA amamentação deve durar até os 2 anos de idadeFoto: Divulgação

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece entre os dias 1 e 7 de agosto, mas em Santos, o dia 4 está reservado para um encontro de mães com seus bebês e apoiadores da causa. A ideia do evento é incentivar e reforçar a importância da amamentação, além de destacar a relevância da educação para as próximas gerações.

O evento acontecerá na praça Ribeiro Moraes e Silva (em frente ao Sesc), das 10h às 12h, e a programação será voltada para mães, pais e bebês. Entre este horário, terá atividade de roda, além de Yoga e a foto oficial do evento. As participações do evento serão de Vera Cris e Vanessa Faria, terapeuta naturopata e instrutora de yoga.

Para falar da seriedade do assunto, o ginecologista e obstetra Corintio Mariani Neto explica que a amamentação deve durar até os 2 anos de idade, pois é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e sobrevivência dos pequenos. Além disso, ele destaca algumas dicas importantes para as mamães ficarem atentas. Confira:

1. A alimentação da mãe é muito importante. Ela deve manter uma dieta balanceada com carnes magras, aves, ovos, peixes, frutos do mar, verduras, cereais, frutas e, pelo menos, dois litros de água por dia.

2. O leite que a mãe produz não é fraco, ele é ideal para o bebê. Não é necessário complementar com a mamadeira, apenas se o médico orientar.

3. Não deve-se interromper o bebê, deixe-o mamar no mesmo peito até estar satisfeito. O leite inicial é o mais diluído, fazendo com que ele fique hidratado, e o leite final é o mais rico em gorduras, o que sacia a fome.

4. Não tenha um intervalo fixo para amamentar. Cada bebê tem frequências e necessidades diferentes. Respeite as vontades deles, já que procuram o peito quando precisam de conforto e segurança ­também.