X

Cotidiano

Homenagens a São José de Anchieta emocionam público em Bertioga

Encenação do ‘Milagre das Luzes’ foi acompanhada por centenas de fieis, que viram o resplendor da Ermida de Santo Antônio do Guaibê

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/05/2014 às 18:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bertioga é a primeira Cidade da região a render homenagens ao mais novo santo do Brasil: São José de Anchieta. Três dias de programação, de 17 a 19 deste mês, durante a Celebração de São José de Anchieta, foi a demonstração de gratidão do Município ao Apóstolo do Brasil, que em torno do ano de 1560 semeou a paz entre brancos e índios no litoral de São Paulo.

O ponto alto da celebração foi a encenação do ‘Milagre das Luzes’, que aconteceu na noite de segunda-feira (19), momento marcado por grande beleza e emoção. A Ermida de Santo Antônio do Guaibê, do outro lado do Canal de Bertioga, foi iluminada, em alusão a uma das passagens mais emocionantes contadas ao longo de mais de 400 anos sobre a peregrinação do missionário pelo Brasil.

Cerca de 200 fieis acompanharam a celebração da missa solene em ação de graças, na Igreja Matriz de São João Batista, onde estava exposta a relíquia, um pedaço do osso (fêmur esquerdo) do santo. Em seguida, a procissão com o relicário seguiu até o Canal de Bertioga. O cortejo com velas iluminou o calçadão, de onde o padre Silvio Luiz, pároco da Matriz, saiu com a relíquia, seguindo de barco pelo Canal.

Um canhão de luz iluminou as águas, permitindo aos fieis acompanharem o trajeto até a Ermida. No desembarque na Capela, uma queima de fogos marcou o retorno do corpo do santo, simbolizado pela relíquia, ao local onde ele orava pela paz entre brancos e índios. O resplendor foi rememorado com o acionamento das luzes na Ermida em um dos momentos mais emocionantes dos três dias de celebração em homenagem ao mais novo santo do Brasil.

O ponto alto da celebração foi a encenação do ‘Milagre das Luzes’ (Foto: Divulgação/PMB)

O Vice-Postulador da Causa de Canonização de José de Anchieta, agora São José de Anchieta, padre César Augusto dos Santos, que também é responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, celebrou a missa e acompanhou a procissão. “Foi uma homenagem fantástica, belíssima, maravilhosa. Eu sabia que seria algo muito bonito, mas não imaginava que fosse tanto”, comentou o padre.

Para ele, o legado que José de Anchieta deixa para a humanidade é o da confiança em Deus, da simplicidade de vida e de saber que todos têm uma missão e que deve ser levada com calma e tranquilidade, sem deixar de ser ousado. “Anchieta foi ousado. Desejo que a população de Bertioga e do Brasil seja ousada em querer o bem e fazer o bem. Esse é o legado de Anchieta”.

“É uma honra para Bertioga receber a relíquia e nossas homenagens são apenas uma forma de lembrar a importância desse homem santo que esteve em nosso território, semeando entendimento e amor ao próximo”, comentou o prefeito de Bertioga Mauro Orlandini.

Maria Celeste Costa Fonseca, moradora em Bertioga, acompanhou a procissão e a encenação do ‘Milagre das Luzes’ e ficou emocionada. “Pensar que um santo pisou na Cidade que a gente mora, é muita emoção”.

Também moradora em Bertioga, Ana Marta Dias Pereira, considerou a homenagem merecida. “A história foi recontada e isso é muito importante para nossa cultura caiçara. É emocionante saber que São José de Anchieta pisou na nossa Cidade. Foi uma homenagem merecida”.

A aposentada Jamile Bichir Canoilas contou que acompanhou a missa e a procissão e ficou emocionada. “É uma festa merecida. Anchieta veio ensinar muito para nosso crescimento. Trouxe a religião para os índios, como traz para nós. Temos que confiar nele, ele é um santo protetor”.

A encenação do ‘Milagre das Luzes’ marcou o encerramento de três dias de comemorações pela canonização de José de Anchieta, realizada pelo Papa Francisco no dia 03 de abril deste ano. De 17 a 19 de maio, a Prefeitura de Bertioga organizou extensa programação que incluiu exposição no Forte São João, celebrações religiosas e encenações sobre a vida do santo.

Os fieis ainda puderam levar para casa santinhos, medalhas e fitas de São José de Anchieta, abençoadas pelos párocos da Igreja São João Batista como lembrança do evento. A celebração fez parte da programação pelos 23 anos de emancipação político-administrativa de Bertioga, comemorado no dia 19 de maio.

A iniciativa da Celebração de São José de Anchieta foi da Prefeitura de Bertioga, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, Associação Internacional Anchieta e Paróquia de São João Batista, de Bertioga.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Coluna

Após reuniões, Rogério Santos e Tarcísio de Freitas encerram dia em churrascaria

Márcio França cogita ir às urnas em 2026

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter