Cotidiano

Homenagem à matriarca de um lendário clã deu origem a um dos bairros mais clássicos de SP

O litoral de São Paulo sempre foi requisitado por muita gente poderosa. No entanto, existe uma família que foi responsável pela grande expansão da região, ficando para sempre nos livros de história

Igor de Paiva

Publicado em 03/10/2025 às 22:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Embora tenha conquistado sua emancipação há apenas 57 anos, Praia Grande já reúne grandes histórias e personagens que marcaram cada pedaço de seu território / Divulgação

Continua depois da publicidade

Embora tenha conquistado sua emancipação há apenas 57 anos, Praia Grande já reúne grandes histórias e personagens que marcaram cada pedaço de seu território.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre elas, está a origem do bairro Guilhermina, um dos mais tradicionais da cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Família Guinle: conheça tudo do 'clã' mais tradicional do litoral de SP

A história começa em 1925, quando a região passou a ser loteada graças à iniciativa de Heitor Sanchez Toschi em parceria com os irmãos Guilherme e Arnaldo Guinle.

A família Guinle, de origem francesa, já era reconhecida nacionalmente pelo protagonismo em importantes empreendimentos, como a construção do Porto de Santos, o maior da América Latina.

Continua depois da publicidade

Na época, a área era ocupada por sítios de 500 metros quadrados, voltados para a praia, onde se cultivavam abacaxis e melancias.

O novo loteamento ganhou o nome de Guilhermina em homenagem à matriarca da família Guinle, mãe de Guilherme e Arnaldo, que faleceu naquele mesmo ano.

Entretanto, o progresso veio acompanhado de dificuldades. As obras sofreram com as precárias condições de saúde da época, e muitos operários perderam a vida em razão de febres e doenças contagiosas.

Continua depois da publicidade

Assim, o bairro Guilhermina nasceu carregado de simbolismo: uma homenagem familiar que se transformou em um dos marcos mais significativos da história de Praia Grande.

Clã

O litoral de São Paulo sempre foi requisitado por muita gente poderosa. No entanto, existe uma família que foi responsável pela grande expansão da região, ficando para sempre nos livros de história. Estamos falando dos Guinles.

A origem do 'clã' se deu na França, durante o século XVII, em Bazet e arredores, onde foram membros da pequena burguesia. No entanto, o grande momento da família foi no Brasil. 

Continua depois da publicidade

Foi em solo nacional, mais precisamente no litoral de São Paulo, que os patriarcas começaram a construir o legado que ficaria para sempre. 

Para a nova geração, a pessoa mais conhecida da família é a atriz Guilhermina Guinle. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, onde também existe muita influência, a celebridade tem ligação com a região e faz visitas constantes. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software