Cotidiano

Histórico: Santos FC presta homenagem a São Vicente em clássico com gol no fim

Em uma noite histórica e marcada por emoção, São Vicente celebrou seus 494 anos em grande estilo, com uma série de homenagens promovidas pelo Santos FC que tiveram ampla repercussão na imprensa e nas redes sociai

Igor de Paiva

Publicado em 23/01/2026 às 14:22

Atualizado em 23/01/2026 às 14:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Aos 91 minutos de jogo, o grito de "gol" explodiu na Vila Belmiro / Divulgação

Continua depois da publicidade

O Clássico entre Santos e Corinthians contou com charme de São Vicente na noite da última quinta-feira (22). Elenco do Santos FC entrou em campo com uniformes personalizados no Clássico Alvinegro; alunos da AMEI Rei Pelé participaram da entrada com os jogadores

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Aos 91 minutos de jogo, o grito de “gol” explodiu na Vila Belmiro. O atacante Gabigol, autor do tento santista, surgiu com a camisa exibindo o número 494 e o nome “São Vicente” nas costas, em homenagem à Primeira Cidade do Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Vicente abre vagas para curso gratuito de camareiro de hotel; veja como se inscrever

• São Vicente apreende moto aquática e multa embarcações em operação de verão no mar

• São Sebastião alerta para golpe do CNPJ inativo que usa mensagens falsas de cobrança

A celebração aconteceu nesta quinta-feira (22), durante o clássico contra o Corinthians, válido pela 4ª rodada do Campeonato Paulista.

A programação especial incluiu uma divertida “resenha” entre Neymar — que entrou em campo com o nome “Náutica III”, bairro onde cresceu — e um personagem caracterizado como Martim Afonso de Sousa.

Continua depois da publicidade

Além disso, foram utilizados patches personalizados alusivos ao município, os alunos da AMEI Rei Pelé entraram em campo ao lado dos jogadores, e um vídeo institucional foi exibido durante o intervalo.

“São Vicente é a terceira cidade do país com o maior número de sócios. Isso é extremamente significativo para o Santos FC. A homenagem reforça a ligação histórica do clube com o município. Parabéns aos nossos queridos vicentinos”, destacou o presidente do Santos, Marcelo Teixeira.

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, também celebrou o momento: “Predestinados! Obrigado, meu Deus, por esse momento incrível. São Vicente para o Brasil!”, afirmou.

Continua depois da publicidade

A relação entre o Santos FC e São Vicente vai além da proximidade geográfica. A cidade abriga o Píer do Pelé, um dos principais pontos turísticos do mundo dedicados ao Rei do Futebol, integrante da Rota Turística do Futebol do Governo do Estado de São Paulo.

Além disso, São Vicente foi pioneira ao homenagear Pelé com o nome de uma unidade educacional — a AMEI Rei Pelé — que atende mais de 600 alunos.

Outros marcos reforçam esse vínculo histórico, como a Unidade Educacional Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, no bairro Náutica III, onde Neymar Jr. estudou na infância. A quadra da escola leva o nome “Vai pra cima deles, Neymar Jr”.

Continua depois da publicidade

O Poliesportivo Dondinho, ginásio municipal que homenageia o pai de Pelé, e a relação histórica com ídolos eternos do clube, como Pepe e Mengálvio, também fazem parte dessa trajetória.

Em 1972, Pelé recebeu o título de Cidadão Vicentino, consolidando o elo entre o Santos FC, seus ídolos e a Primeira Cidade do Brasil.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software