Cotidiano

Histórico: carro voador da Embraer fabricado faz primeiro voo no interior de SP

O protótipo da Eve decolou em Gavião Peixoto e inicia fase crucial de testes; modelo elétrico já tem 3 mil encomendas e voa em 2027

Giovanna Camiotto

Publicado em 20/12/2025 às 00:35

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O carro voador da Embraer realizou seu voo inaugural no interior de São Paulo / Divulgação

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A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, alcançou um marco histórico para a aviação brasileira nesta sexta-feira (19). O protótipo do "carro voador" desenvolvido pela empresa realizou seu voo inaugural na planta de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

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A operação ocorreu na maior pista de aviação do hemisfério sul, marcando o início oficial da fase de testes práticos da aeronave que promete revolucionar o transporte urbano.

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Produzidos na fábrica de Taubaté (SP), os veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) estão sendo preparados para entrar em operação comercial já em 2027.

Durante este primeiro voo, os engenheiros verificaram a integração dos oito propulsores, avaliaram o gerenciamento de energia e monitoraram os níveis de ruído. Segundo a empresa, o comportamento do protótipo foi considerado "suave, estável e dentro do esperado".

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Capacidade e autonomia

O modelo foi projetado para transportar até cinco pessoas (um piloto e quatro passageiros) com uma autonomia de 100 quilômetros. Esse alcance é ideal para trajetos urbanos curtos, como a conexão entre aeroportos, centros empresariais e cidades vizinhas.

Atualmente, a Eve já soma cerca de 3 mil unidades encomendadas ao redor do mundo, aguardando apenas a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ganhar os céus.

Futuro bilionário

A estratégia da Embraer é ambiciosa, já que a empresa planeja fabricar seis protótipos para expandir os testes ao longo de 2026. A expectativa é que a frota mundial desses veículos chegue a 30 mil unidades até 2045, transportando mais de 3 bilhões de passageiros.

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O impacto econômico é gigante, com projeção de receita de US$ 280 bilhões (cerca de R$ 1,5 trilhão) nas próximas duas décadas. Recentemente, o projeto recebeu um reforço de R$ 200 milhões do BNDES para acelerar a integração dos motores elétricos e a campanha de certificação.

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