X

Cotidiano

Hasteamento das Bandeiras abre festividade no aniversário de São Vicente

Cerimônia aconteceu na Praça 21 Irmãos Amigos. No Morro dos Barbosas foi içado pavilhão com 600 metros quadrados

Da Reportagem

Publicado em 22/01/2020 às 14:25

Atualizado em 22/01/2020 às 14:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As bandeiras do Brasil, dos estados e de São Vicente foram içadas, em cerimônia oficial realizada na Praça 21 Irmãos Amigos / Divulgação/PMSV

O aniversário de 488 anos da Cellula Mater da nacionalidade brasileira foi abrilhantado pelo sol forte na manhã desta quarta-feira (22). E foi sob o calor do Astro Rei e da emoção pela celebração de mais um ano de vida, que as bandeiras do Brasil, dos estados e de São Vicente foram içadas, em cerimônia oficial realizada na Praça 21 Irmãos Amigos, na Praia do Itararé.

Simultaneamente à cerimônia realizada à beira-mar, no pico do Morro dos Barbosas foi hasteada e passou a tremular uma imensa bandeira de São Vicente, com 600 metros quadrados. Favorecido pelas dimensões e pela altura que se encontra, o pavilhão pode ser visto de vários pontos da Cidade.

Iniciativa da Prefeitura, com apoio do Clube 21 Irmãos Amigos, a cerimônia de hasteamento das Bandeiras abriu o dia festivo pela comemoração do aniversário de fundação da Vila de São Vicente, decretada pelo navegador português Martim Afonso, em 22 de janeiro de 1532. Como tradicionalmente ocorre, o evento começou com a leitura em menção à data, com o orador do Clube 21 Irmãos Amigos de São Vicente, Dr. Eduardo Palmieri.

Em seguida, o vereador Rogério Barreto Alves, o Sargento Barreto, proferiu discurso representando a Câmara de São Vicente, destacando os avanços da Cidade nos últimos três anos. "São Vicente é a mãe da nossa Nação. É a raiz que deu origem ao Brasil. Por isso, o orgulho de comemorar o aniversário da nossa Cidade, que tem dado passos muito importantes nestes últimos três anos com a atual administração".

Já a vice-prefeita de São Vicente, Professora Lourdinha, falou de sua origem e de sua forte ligação com a Cidade. "Sou nordestina, mas minha filha nasceu aqui. Foi aqui que abracei minha profissão. Aqui estou em casa. E fico feliz por saber que São Vicente está no caminho certo", disse.

Ao falar sobre os 488 anos vicentinos, o deputado estadual Caio França lembrou que 2019 foi um ano difícil, mas valorizou a força da Cidade na busca de soluções. "As dificuldades foram muitas. Porém, todas elas foram vencidas graças à força dos vicentinos. O prefeito Pedro Gouvêa foi o exemplo desta determinação. Ele soube comandar São Vicente, que também teve atenção especial oferecida pelo Governo Federal".

Fechando a série de discursos, o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, destacou as conquistas obtidas nos últimos três anos, falou sobre os desafios de se comandar uma grande cidade e da perspectiva para o futuro. "Passamos por muitos desafios, mas vencemos a todos. O povo vicentino é valente e guerreiro. Jamais se deixa levar por qualquer vento. E é com muita determinação que estamos conduzindo nossa Cidade, como fez Martim Afonso, em 1532, que enfrentou muitos obstáculos, mas cumpriu sua missão, dando início a um grande País, com a fundação da Vila de São Vicente. Mas temos muito o que fazer e, com certeza, teremos muitas conquistas ainda".

Ao final da cerimônia, foi feita a entrega da medalha Pérsio de Souza Queiroz Filho para duas personalidades que se destacam em suas atividades (sociais e ou profissionais). Neste ano, os agraciados foram o presidente da Associação Comercial de São Vicente, Alcides Antoneli, e o comandante da Guarda Civil Municipal de São Vicente, Marcelo De Paula Lima.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter