Dia das Bruxas ganha espaço no comércio brasileiro e impulsiona microempreendedores / Reprodução/Pexels
Continua depois da publicidade
De acordo com um levantamento do Sebrae-SP, cerca de 12,6 mil pequenos negócios devem se beneficiar com o Halloween. Mesmo não sendo uma grande data comemorativa no país, como o natal, o Dia das Bruxas vem crescendo no mercado.
Do aumento das vendas, 7,4 mil são micro e pequenas empresas (58,7%) e 5,2 mil são Microempreendedores Individuais (41,3%).
Continua depois da publicidade
Para instigar ainda mais as vendas os empreendedores investiram em alguns itens para venda como a criação de promoções e kits (44%); preparação de divulgação temática do evento (41%); decoração temática do estabelecimento (38%); e aumentar o estoque para as demandas específicas dessa data (37%).
Leia também, Como montar uma mesa de Halloween gastando pouco e com muito estilo
Continua depois da publicidade
O Halloween ganhou mais popularidade aqui no Brasil nas últimas décadas, principalmente em escolas e grandes centros urbanos. Não é raro encontrarmos festas temáticas, que passaram a fazer parte do calendário social.
Crianças e jovens adotaram o costume de vestir fantasias, enquanto empresas e o comércio investiram em promoções inspiradas na data.
De acordo com a pesquisa, 94% dos empreendedores acreditam que a data traz resultados positivos para os negócios. Entre eles, 82% esperam aumento nas vendas, 46% preveem a chegada de novos clientes e 20% planejam lançar novos produtos.
Continua depois da publicidade
O levantamento também mostra que, entre os 83% que se prepararam para a data no ano passado, 55% registraram crescimento no faturamento, 52% ampliaram a base de clientes, 47% observaram maior engajamento nas redes sociais e 45% conseguiram atrair novos consumidores.