Cotidiano

Halloween movimenta cerca de 12,6 mil pequenos negócios em São Paulo

Entre quem se preparou no ano passado, mais da metade registrou crescimento nas vendas e engajamento nas redes sociais

Nathalia Alves

Publicado em 31/10/2025 às 15:10

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Dia das Bruxas ganha espaço no comércio brasileiro e impulsiona microempreendedores / Reprodução/Pexels

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De acordo com um levantamento do Sebrae-SP, cerca de 12,6 mil pequenos negócios devem se beneficiar com o Halloween. Mesmo não sendo uma grande data comemorativa no país, como o natal, o Dia das Bruxas vem crescendo no mercado. 

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Do aumento das vendas, 7,4 mil são micro e pequenas empresas (58,7%) e 5,2 mil são Microempreendedores Individuais (41,3%).

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Para instigar ainda mais as vendas os empreendedores investiram em alguns itens para venda como a criação de promoções e kits (44%); preparação de divulgação temática do evento (41%); decoração temática do estabelecimento (38%); e aumentar o estoque para as demandas específicas dessa data (37%).

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O Halloween ganhou mais popularidade aqui no Brasil nas últimas décadas, principalmente em escolas e grandes centros urbanos. Não é raro encontrarmos festas temáticas, que passaram a fazer parte do calendário social.

Crianças e jovens adotaram o costume de vestir fantasias, enquanto empresas e o comércio investiram em promoções inspiradas na data.

De acordo com a pesquisa, 94% dos empreendedores acreditam que a data traz resultados positivos para os negócios. Entre eles, 82% esperam aumento nas vendas, 46% preveem a chegada de novos clientes e 20% planejam lançar novos produtos.

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O levantamento também mostra que, entre os 83% que se prepararam para a data no ano passado, 55% registraram crescimento no faturamento, 52% ampliaram a base de clientes, 47% observaram maior engajamento nas redes sociais e 45% conseguiram atrair novos consumidores.
 

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