Cotidiano
A cidade teve quatro locais incluídos no guia: o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant'Ana, a Igreja Nossa Senhora de Sion e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A publicação contempla igrejas, conventos, grutas e locais de peregrinação que integram a rica tradição católica do estado / Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
Itanhaém agora faz parte do Guia Turístico Católico do Estado de São Paulo, publicação que busca valorizar e dar visibilidade a importantes espaços religiosos e culturais ligados à fé católica em todo o território paulista. A cidade teve quatro locais de grande relevância incluídos no guia: o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant’Ana, a Igreja Nossa Senhora de Sion e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Conheça também 11 destinos religiosos perfeitos para conhecer
Continua depois da publicidade
A iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo reúne mais de 300 destinos distribuídos em mais de 100 municípios. O objetivo é fomentar o turismo religioso, destacando o patrimônio histórico, arquitetônico e espiritual das cidades paulistas. A publicação contempla igrejas, conventos, grutas e locais de peregrinação que integram a rica tradição católica do estado.
Localizado em uma colina com vista panorâmica do centro da cidade, o convento começou a ser construído em 1532 e foi finalizado em 1713. Possui vitrais assinados por Benedito Calixto, além de três altares em talha e uma pequena exposição permanente.
Continua depois da publicidade
Erguida entre 1642 e 1679, durante o período em que Itanhaém era a sede da Capitania, a igreja foi construída pelos próprios moradores da época. Embora não haja registros precisos sobre o início das obras, a tradição oral sustenta sua origem colonial.
Inaugurada em outubro de 1955, é uma das poucas do litoral paulista com arquitetura em estilo romano. Seu design singular a torna um destaque na paisagem urbana.
Inspirada na aparição de Nossa Senhora em Lourdes, na França, em 1858, a gruta foi construída na década de 1960. No local, é celebrada uma missa campal todo dia 11 de cada mês, atraindo fiéis e visitantes.
Continua depois da publicidade
Convento Nossa Senhora da Conceição – Aberto de quarta a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita.
Igreja Matriz de Sant’Ana – Abre todos os dias, das 10h às 20h30, mas está temporariamente fechada para manutenção.
Igreja Nossa Senhora de Sion – Funcionamento diário, das 10h às 20h30.
Continua depois da publicidade
Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Acesso livre todos os dias, com missa celebrada no dia 11 de cada mês.
A inclusão de Itanhaém no guia reforça seu papel como importante destino de turismo religioso no estado e destaca seu rico patrimônio histórico-cultural, marcado por fé, arquitetura colonial e tradição centenária.