X

Cotidiano

Guarujá vistoria cerca de 2.500 estabelecimentos nos últimos quatro meses

Vistorias diárias acontecem desde o dia 21 de março e têm como objetivo monitorar o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus, conforme decretos municipais

Da Reportagem

Publicado em 22/07/2020 às 22:05

Atualizado em 22/07/2020 às 22:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante a vistoria, os comerciantes e responsáveis são orientados quanto às normas vigentes nos decretos / Divulgação/PMG

A Operação Covid-19 da Prefeitura de Guarujá vistoriou cerca de 2.500 estabelecimentos nos últimos quatro meses. A ação mobiliza os fiscais da Vigilância Sanitária, comércio fixo e ambulante, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. As vistorias diárias acontecem desde o dia 21 de março e têm como objetivo monitorar o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus, conforme decretos municipais.

Durante a vistoria, os comerciantes e responsáveis são orientados quanto às normas vigentes nos decretos, tais como o uso de máscaras por funcionários e clientes, disposição de meios para higienização das mãos – água e sabão ou álcool em gel –, higienização constante do estabelecimento, horário de atendimento, distanciamento, entre outras medidas. A vistoria age de forma orientativa. Já os que persistem são autuados, caso de 89 nesses estabelecimentos nesses últimos meses.

Mesmo antes da entrada da Baixada Santista na fase amarela do Plano SP, os agentes já percorriam bairro a bairro, fiscalizando os principais corredores comerciais, entre eles as avenidas Thiago Ferreira, Adhemar de Barros, Dom Pedro I, Presidente Vargas, Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Tancredo Neves, Antenor Pimentel e Estrada Guarujá-Bertioga. As operações seguem estratégias traçadas no gabinete de crise.

Pontos de grande fluxo de pessoas também recebem atenção maior, o objetivo é evitar aglomeração e a propagação da Covid-19. Fazem parte desta categoria as agências bancárias, correios, feiras livres, condomínios, estações das barcas, terminal rodoviário e outros. Fora isso, os fiscais atuam em apoio às barreiras sanitárias.

"A fiscalização tem exercido um papel preponderante no combate à Covid-19 na Cidade. Um trabalho diário e incansável de fiscalização e conscientização das pessoas, que só é possível graças ao empenho e comprometimento de todos os profissionais envolvidos", declarou o diretor de Operações Especiais e Fiscalização de Taxas, Ricardo dos Santos Tobar.

Praias

A fiscalização na orla da praia, com as orientações aos populares sobre a proibição da permanência no mar e faixa arenosa, tem sido o destaque da atuação dos fiscais. Permanecer na areia tomando sol, por exemplo, continua proibido. A presença de ambulantes também continua vetada.

É permitida a caminhada e a prática de esportes individuais, a qualquer horário do dia, respeitando as regras de distanciamento de, no mínimo, cinco metros entre os caminhantes e dez metros entre os corredores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter