Guarujá: vias do Tombo vão passar a ter acesso à praia

Pavimentação, drenagem, guias, sarjetas e rampas de acessibilidade estão entre os serviços que serão executados

Comentar
Compartilhar
15 AGO 2020Por Da Reportagem11h31
Praia é a única bandeira azul do Estado de São PauloFoto: DIVULGAÇÃO

Guarujá está se preparando para potencializar suas belezas com o aprimoramento da infraestrutura urbana e turística, já pensando como um incremento à retomada econômica pós-pandemia. Uma das praias mais frequentadas, a Praia Tombo, que é a única bandeira azul no Estado de São Paulo, vai ganhar mais mobilidade urbana. Isso porque serão reestruturadas as vias de acesso à praia, com pavimentação, drenagem, guias, sarjetas, entre outros serviços.

A infraestrutura urbana vai chegar às ruas José Avelino de Oliveira, Nicolau Lopes, Benedito Pinto de Abreu e a Avenida General Rondon. Com as intervenções, haverá mais rotas disponíveis aos condutores, desafogando o trânsito, que costuma ser intenso, principalmente na alta temporada.

As intervenções ocorrem por meio de um convênio de 2019 firmado entre a Prefeitura de Guarujá e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (Dadetur), ligado à Secretaria de Estado do Turismo. Cerca de R$ 1 milhão serão empregados no processo de reestruturação.

Praias também terão duchas e banheiros públicos

A Praia do Tombo é um dos pontos que serão contemplados com o processo de complementação sanitária que vai atender sete praias do Município. Para aprimorar a infraestrutura oferecida aos banhistas, duchas, lava-pés e banheiros públicos acessíveis serão instalados nas sete praias mais procuradas pelos veranistas. As obras integram um convênio de 2019, firmado com a Secretaria de Estado do Turismo.

Ao lado do Tombo estão Astúrias, Pernambuco, Pitangueiras, Enseada, Guaiúba e Perequê. Nesta última, as intervenções já foram iniciadas. Lá, inclusive, a orla está sendo requalificada, com a disposição de novos postes com lâmpadas LED.

Com investimento de R$ 2,2 milhões, serão erguidos 12 novos banheiros e 32 duchas distribuídos em diferentes pontos. Cada banheiro contará com duas duchas na parte externa e os sanitários terão estrutura adaptada para atender pessoas com deficiência física.