Guarujá vai sediar 16ª edição do Fórum Nacional de Segurança Municipal

Na ocasião, o Município vai apresentar o Programa de Segurança Participativa com o lançamento do aplicativo 'Guarujá Cidadão'

Comentar
Compartilhar
19 ABR 2018Por Da Reportagem17h50

Nos próximos dias 25 e 26, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), promove a 16ª edição do Fórum Nacional de Segurança Municipal. O encontro acontece no Delphin Hotel (Avenida Miguel Stéfno, 1295) e reunirá prefeitos, secretários municipais de segurança, comandantes de guardas municipais e lideranças políticas.

Nos últimos meses, o comitê organizador realizou uma série de plenárias com gestores de vários estados brasileiros, para aprofundar as discussões sobre participação dos municípios no sistema de segurança pública brasileiro, colaborando com propostas de aperfeiçoamento do sistema.

"É com muita satisfação que Guarujá abre as suas portas para receber autoridades de todo Brasil, que vão tratar especificamente da segurança pública e das novidades na área", declarou o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.

Na ocasião, Guarujá vai apresentar o Programa de Segurança Participativa, com o lançamento do aplicativo para celular "Guarujá Cidadão", no qual os munícipes poderão fazer denúncias e chamados. As informações são enviadas para uma plataforma de segurança integrada. Além disso, existem outras funcionalidades como alertas de emergência para áreas de riscos ou atingidas por desastre.

Debates

Entre os eixos temáticos que serão discutidos no Fórum, estão: "Aspectos jurídicos da atividade de polícia das Guardas Civis Municipais (GCM´s) à luz da legislação brasileira", "Soluções tecnológicas e cidades Inteligentes para segurança municipal", "Métodos alternativos de justiça no âmbito do sistema municipal de segurança", "Consórcios regionais para formação e aperfeiçoamento dos efetivos municipais" e "Pacto federativo e o financiamento do Sistema Único de Segurança – SUSP".

As pré-inscrições devem ser feitas pelo site http://ipecs.org.br/ forumsegurancamunicipal2018/. As inscrições estão sujeitas a confirmação pelo comitê de organização, e reservadas aos gestores municipais de segurança e comandantes de guardas municipais.

Programação:

Quarta-feira (25)

08h30 – Início do credenciamento.

10h – Abertura oficial do 16° Fórum Nacional de Segurança Municipal

10h15 - Apresentação de filme institucional do município e dos apoiadores

10h30 - Composição da mesa de abertura

10h45 – Cerimônia de abertura / assembléia geral de comandantes da Conferência Nacional das Guardas Municipais( Congm) e do Conselho Nacional das Guardas Municipais(Cngm)

12h – Almoço e início do 2° credenciamento

14h - Apresentação da plataforma de segurança preditiva e participativa de Guarujá

15h – Café

15h30 - 1° painel de debates - palestras: "Soluções tecnológicas e cidades inteligentes para a segurança municipal" / "Cidades Inteligentes, Comunicação e Cyber Segurança"

Quinta –feira (26)

10h - 2° Painel de debates: "Matriz curricular e consórcios regionais de formação dos efetivos municipais" / "Métodos alternativos de justiça no âmbito do Sistema Municipal de Segurança"

12h – Almoço.

14h30 - 3° Painel de debates:

"Pacto federativo e o financiamento do Sistema Único de Segurança Pública" /

"Plano Municipal de Proteção Urbana" / "Desafios da Participação dos Municípios no Plano Nacional de Segurança"

17h – Encerramento deliberações e aprovação do Relatório Geral.