X

Cotidiano

Guarujá vacina alunos da rede municipal contra o HPV

Programação contempla os alunos dentro do público-alvo, que contam com autorização dos pais

Da Reportagem

Publicado em 06/06/2019 às 16:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá deu início a mais uma importante ação de promoção à saúde / Divulgação/PMG

Guarujá deu início a mais uma importante ação de promoção à saúde, em algumas escolas da rede municipal. Trata-se da vacinação contra o vírus HPV, que acontece desde o último dia 3, somente nas unidades em que os pais já autorizaram a aplicação da dose no público alvo. No total serão aplicadas 2.195 doses, em ação de parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, Esporte e Lazer (Sedel).

A iniciativa já passou pelas escolas municipais: EM Gladston Jafet (Vila Lígia), EM Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa), EM Ivonete Silva Câmara (Jardim Conceiçãozinha), EM Franklin Delano Roosevelt (Jardim Boa Esperança), EM Myriam Terezinha (Jardim Boa Esperança), EM Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha), EM 1º de Maio (Jardim Boa Esperança) e EM Angelina Daige (Vila Áurea). A programação vai até o dia 14 de junho.

Devem se vacinar contra o HPV, as meninas que tenham entre 9 e 14 anos, e os meninos, de 11 a 14 anos. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Ana Teresinha Lopes Plaça, "esta é uma intensificação da vacinação, pois facilita o acesso da população à dose e reforça a importância da prevenção. Agradecemos ainda as orientadoras educacionais, graças ao empenho delas esse trabalho está sendo realizado".

Por outro lado, aquelas crianças e adolescentes, dentro da faixa etária e que ainda não se vacinaram contra a doença, podem procurar uma das unidades básicas (UBS) ou de saúde da família (Usafas) da Cidade, das 9 às 15 horas. A vacinação nas escolas faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolvido pela Prefeitura visa levar prevenção e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e demais questões de saúde.

Sobre o HPV

O vírus do HPV infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o de colo de útero, garganta ou ânus. O nome  é uma sigla inglesa para papiloma vírus humano, e cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.

Confira o cronograma nas demais escolas:

07/06 - EM Lúcia Flora e EM Oswaldo Cruz

10/06 - EM Afonso Nunes, EM Benedito Cláudio

11/06: EM Benedita Blac  e EM Mário Cerqueira

12/06: EM Ary Silva Souza

13/06: EM Almeida Júnior, EM Maria Aparecida de Araújo, EM Maria Aparecida Ramos Camargo e EM Francisco Figueiredo

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter