Guarujá terá mega operação contra mosquitos e outros insetos na Avenida Thiago Ferreira

A equipe deve retornar ao local no próximo dia 9 (terça-feira), para realizar o trabalho de desratização

Comentar
Compartilhar
27 SET 2018Por Da Reportagem16h00
Ação foi um pedido dos próprios comerciantes da regiãoAção foi um pedido dos próprios comerciantes da regiãoFoto: Divulgação/PMG

Um verdadeiro batalhão da Prefeitura de Guarujá invadiu a Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho, na noite da última terça-feira (25), para efetuar uma operação de promoção à saúde pública, contra o Aedes aegypti e outros insetos, ao longo do principal corredor comercial da Cidade.

A ação, que foi realizada visando também a diminuição de mosquitos e demais bichos no local, partiu de um pedido dos próprios comerciantes. Composta por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses, Controle e Combate às Endemias e da Vigilância Sanitária, a equipe percorreu o local, onde vistoriou estabelecimentos, residências, além de imóveis e terrenos vazios.

Segundo explica o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Antonio Chagas da Conceição, a operação precisou ser realizada em horário alternativo, com o objetivo de não prejudicar comerciantes ou atrapalhar pedestres.

"Foi uma operação exitosa, pois tivemos uma boa adesão por parte de comerciantes e da população. No entanto, esse é um trabalho em que precisamos da colaboração de todos. Neste caso, é importante o correto acondicionamento do lixo, por exemplo, evitando assim, o surgimento de animais causadores de inúmeras doenças", diz Chagas.

Em toda a extensão da Avenida, fachadas, depósitos, marquises e calçadas receberam a aplicação de inseticida contra mosquitos e outros insetos. Já nos bueiros, a equipe depositou larvicida biológico, para eliminar possíveis larvas do Aedes. Na ocasião, foi utilizada a bomba costal e maquinário especial para o procedimento nos bueiros.

Além disso, a Equipe de Controle e Combate às Endemias também participou da ação realizando um forte trabalho de orientação, com a entrega de panfletos educativos aos pedestres. Já os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses atuaram no combate às baratas e outros insetos rastejantes, exceto ratos, já que a desratização será realizada posteriormente.

Com isso, no próximo dia 9 (terça-feira), toda a equipe retorna ao local, também às 19 horas, para realizar a desratização na Avenida Thiago Ferreira, até a Estação das Barcas. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, com apoio das secretarias municipais de Coordenação Governamental, Turismo, Relações Sociais e Operações Urbanas.

Serviço

Quem tiver alguma denúncia ou precisar de ação semelhante, deve consultar a Diretoria de Vigilância em Saúde, através do telefone: 3355 1929 para análise dos técnicos quanto a necessidade. Neste caso, o pedido precisa ser formalizado, e posteriormente, terá sua viabilidade aprovada, ou não, por parte da Secretaria de Saúde.