X

Cotidiano

Guarujá terá mega operação contra mosquitos e outros insetos na Avenida Thiago Ferreira

A equipe deve retornar ao local no próximo dia 9 (terça-feira), para realizar o trabalho de desratização

Da Reportagem

Publicado em 27/09/2018 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ação foi um pedido dos próprios comerciantes da região / Divulgação/PMG

Um verdadeiro batalhão da Prefeitura de Guarujá invadiu a Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho, na noite da última terça-feira (25), para efetuar uma operação de promoção à saúde pública, contra o Aedes aegypti e outros insetos, ao longo do principal corredor comercial da Cidade.

A ação, que foi realizada visando também a diminuição de mosquitos e demais bichos no local, partiu de um pedido dos próprios comerciantes. Composta por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses, Controle e Combate às Endemias e da Vigilância Sanitária, a equipe percorreu o local, onde vistoriou estabelecimentos, residências, além de imóveis e terrenos vazios.

Segundo explica o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Antonio Chagas da Conceição, a operação precisou ser realizada em horário alternativo, com o objetivo de não prejudicar comerciantes ou atrapalhar pedestres.

"Foi uma operação exitosa, pois tivemos uma boa adesão por parte de comerciantes e da população. No entanto, esse é um trabalho em que precisamos da colaboração de todos. Neste caso, é importante o correto acondicionamento do lixo, por exemplo, evitando assim, o surgimento de animais causadores de inúmeras doenças", diz Chagas.

Em toda a extensão da Avenida, fachadas, depósitos, marquises e calçadas receberam a aplicação de inseticida contra mosquitos e outros insetos. Já nos bueiros, a equipe depositou larvicida biológico, para eliminar possíveis larvas do Aedes. Na ocasião, foi utilizada a bomba costal e maquinário especial para o procedimento nos bueiros.

Além disso, a Equipe de Controle e Combate às Endemias também participou da ação realizando um forte trabalho de orientação, com a entrega de panfletos educativos aos pedestres. Já os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses atuaram no combate às baratas e outros insetos rastejantes, exceto ratos, já que a desratização será realizada posteriormente.

Com isso, no próximo dia 9 (terça-feira), toda a equipe retorna ao local, também às 19 horas, para realizar a desratização na Avenida Thiago Ferreira, até a Estação das Barcas. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, com apoio das secretarias municipais de Coordenação Governamental, Turismo, Relações Sociais e Operações Urbanas.

Serviço

Quem tiver alguma denúncia ou precisar de ação semelhante, deve consultar a Diretoria de Vigilância em Saúde, através do telefone: 3355 1929 para análise dos técnicos quanto a necessidade. Neste caso, o pedido precisa ser formalizado, e posteriormente, terá sua viabilidade aprovada, ou não, por parte da Secretaria de Saúde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Argentina barra acesso de brasileiros alegando 'falso turismo'

Nos últimos dois meses, diversas universitárias relataram terem sido barradas no aeroporto por autoridades argentinas

Diário Mais

Por que algumas pessoas fazem o sinal da cruz ao passar por um cemitério?

Gesto tem explicação religiosa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter