X

Cotidiano

Guarujá terá mega operação contra mosquitos e outros insetos na Avenida Thiago Ferreira

A equipe deve retornar ao local no próximo dia 9 (terça-feira), para realizar o trabalho de desratização

Da Reportagem

Publicado em 27/09/2018 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ação foi um pedido dos próprios comerciantes da região / Divulgação/PMG

Um verdadeiro batalhão da Prefeitura de Guarujá invadiu a Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho, na noite da última terça-feira (25), para efetuar uma operação de promoção à saúde pública, contra o Aedes aegypti e outros insetos, ao longo do principal corredor comercial da Cidade.

A ação, que foi realizada visando também a diminuição de mosquitos e demais bichos no local, partiu de um pedido dos próprios comerciantes. Composta por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses, Controle e Combate às Endemias e da Vigilância Sanitária, a equipe percorreu o local, onde vistoriou estabelecimentos, residências, além de imóveis e terrenos vazios.

Segundo explica o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Antonio Chagas da Conceição, a operação precisou ser realizada em horário alternativo, com o objetivo de não prejudicar comerciantes ou atrapalhar pedestres.

"Foi uma operação exitosa, pois tivemos uma boa adesão por parte de comerciantes e da população. No entanto, esse é um trabalho em que precisamos da colaboração de todos. Neste caso, é importante o correto acondicionamento do lixo, por exemplo, evitando assim, o surgimento de animais causadores de inúmeras doenças", diz Chagas.

Em toda a extensão da Avenida, fachadas, depósitos, marquises e calçadas receberam a aplicação de inseticida contra mosquitos e outros insetos. Já nos bueiros, a equipe depositou larvicida biológico, para eliminar possíveis larvas do Aedes. Na ocasião, foi utilizada a bomba costal e maquinário especial para o procedimento nos bueiros.

Além disso, a Equipe de Controle e Combate às Endemias também participou da ação realizando um forte trabalho de orientação, com a entrega de panfletos educativos aos pedestres. Já os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses atuaram no combate às baratas e outros insetos rastejantes, exceto ratos, já que a desratização será realizada posteriormente.

Com isso, no próximo dia 9 (terça-feira), toda a equipe retorna ao local, também às 19 horas, para realizar a desratização na Avenida Thiago Ferreira, até a Estação das Barcas. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, com apoio das secretarias municipais de Coordenação Governamental, Turismo, Relações Sociais e Operações Urbanas.

Serviço

Quem tiver alguma denúncia ou precisar de ação semelhante, deve consultar a Diretoria de Vigilância em Saúde, através do telefone: 3355 1929 para análise dos técnicos quanto a necessidade. Neste caso, o pedido precisa ser formalizado, e posteriormente, terá sua viabilidade aprovada, ou não, por parte da Secretaria de Saúde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

Cubatão

Cubatão começa vacinação contra gripe para novo grupo de pessoas

Meta da Campanha é atingir 90% de cada grupo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter