X
Cotidiano

Guarujá terá cadeiras anfíbias e de trilhas para pessoas com deficiência

Notícia foi dada nesta terça-feira (6) pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado

Notícia foi dada durante abertura do Programa Estadual de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), na Unaerp / DIEGO MARCHI/PMG

Guarujá deverá receber cadeiras anfíbias e também de trilhas, voltada ao atendimento das pessoas com deficiência. O anúncio foi feito pela secretária dos Diretos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Célia Leão, durante a abertura do Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), que teve início nesta terça-feira (6), em Guarujá. 

"O esporte é o meio mais fácil de promover a inclusão. Vamos contemplar Guarujá com novas cadeiras anfíbias, além das específicas para trilhas, junto com outros equipamentos para pessoas com deficiência", anunciou Célia Leão.

O Paradens disponibiliza cursos técnicos para modalidades esportivas paralímpicas. A etapa Guarujá vai até esta sexta-feira (9), na Unaerp, com capacitações técnicas de bocha, goalball, vôlei sentado e natação. A iniciativa conta com o apoio da Universidade e da Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS).

 Primeira

Guarujá é a quarta cidade do Estado e a primeira da Baixada Santista, a receber o Programa. Durante o evento, o secretário de Esportes do Estado, Aildo Rodrigues Ferreira, parabenizou a Prefeitura pelo trabalho realizado à frente do esporte. "Estamos muito felizes com o que vem sendo feito na Cidade. O Paradens tem como objetivo garantir a qualificação dos profissionais para aprimorar o atendimento aos atletas com deficiência", comentou.

Representando o prefeito Válter Suman, a vice-prefeita da Cidade, Adriana Machado, falou da honra de Guarujá em ser sede do Programa. "Guarujá é um celeiro de atletas. E é através da inclusão que temos uma cidade que vem mudando os rumos do esporte. É por meio da inclusão e do lazer que também melhoramos a qualidade de vida das pessoas. Que possamos trazer mais eventos como esse para Guarujá".

Para o secretário de Esportes da Cidade, José Roberto Galvão, "receber o Paradens mostra o reconhecimento do Governo do Estado para com o trabalho desenvolvido na Cidade". O evento contou ainda com a participação do secretário executivo de esportes do Estado, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, e da pró-reitora da Unaerp, Priscilla Bonini.

Paradens - Voltado aos profissionais de educação física, o programa visa fomentar o esporte paraolímpico, através da capacitação técnica. As aulas práticas têm como objetivo, além da aplicação dos conceitos e técnicas, desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas. Também incentiva a criação de um mapeamento do Estado onde se poderá pesquisar sobre a prática de modalidades e locais de treino na sua região e oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Governo: Mário Frias contrata por quase R$ 4 milhões empresa sem licitação e sem funcionários

A sede da empresa seria uma caixa postal em um escritório virtual a 2.400 km do Rio de Janeiro

Polícia

Corregedoria investiga aparição de pênis de borracha em academia da PM

A academia do Barro Branco tem aproximadamente 660 cadetes, além de cerca de 140 funcionários

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software