X

Cotidiano

Guarujá terá cadeiras anfíbias e de trilhas para pessoas com deficiência

Notícia foi dada nesta terça-feira (6) pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado

Da Reportagem

Publicado em 06/07/2021 às 23:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Notícia foi dada durante abertura do Programa Estadual de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), na Unaerp / DIEGO MARCHI/PMG

Guarujá deverá receber cadeiras anfíbias e também de trilhas, voltada ao atendimento das pessoas com deficiência. O anúncio foi feito pela secretária dos Diretos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Célia Leão, durante a abertura do Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), que teve início nesta terça-feira (6), em Guarujá. 

"O esporte é o meio mais fácil de promover a inclusão. Vamos contemplar Guarujá com novas cadeiras anfíbias, além das específicas para trilhas, junto com outros equipamentos para pessoas com deficiência", anunciou Célia Leão.

O Paradens disponibiliza cursos técnicos para modalidades esportivas paralímpicas. A etapa Guarujá vai até esta sexta-feira (9), na Unaerp, com capacitações técnicas de bocha, goalball, vôlei sentado e natação. A iniciativa conta com o apoio da Universidade e da Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS).

 Primeira

Guarujá é a quarta cidade do Estado e a primeira da Baixada Santista, a receber o Programa. Durante o evento, o secretário de Esportes do Estado, Aildo Rodrigues Ferreira, parabenizou a Prefeitura pelo trabalho realizado à frente do esporte. "Estamos muito felizes com o que vem sendo feito na Cidade. O Paradens tem como objetivo garantir a qualificação dos profissionais para aprimorar o atendimento aos atletas com deficiência", comentou.

Representando o prefeito Válter Suman, a vice-prefeita da Cidade, Adriana Machado, falou da honra de Guarujá em ser sede do Programa. "Guarujá é um celeiro de atletas. E é através da inclusão que temos uma cidade que vem mudando os rumos do esporte. É por meio da inclusão e do lazer que também melhoramos a qualidade de vida das pessoas. Que possamos trazer mais eventos como esse para Guarujá".

Para o secretário de Esportes da Cidade, José Roberto Galvão, "receber o Paradens mostra o reconhecimento do Governo do Estado para com o trabalho desenvolvido na Cidade". O evento contou ainda com a participação do secretário executivo de esportes do Estado, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, e da pró-reitora da Unaerp, Priscilla Bonini.

Paradens - Voltado aos profissionais de educação física, o programa visa fomentar o esporte paraolímpico, através da capacitação técnica. As aulas práticas têm como objetivo, além da aplicação dos conceitos e técnicas, desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas. Também incentiva a criação de um mapeamento do Estado onde se poderá pesquisar sobre a prática de modalidades e locais de treino na sua região e oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter