Guarujá identifica bairros com maior infestação de dengue

Nesta semana, agentes estarão pela Enseada, Perequê e Pae Cará, em Vicente de Carvalho

Comentar
Compartilhar
06 OUT 2020Por Da Reportagem06h06

Durante este mês, a Secretaria de Saúde de Guarujá (Sesau) realiza o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA). O objetivo é identificar os locais com maior infestação, assim como os recipientes predominantes de criadouros em cada local.

Nesta semana, os agentes estarão até sexta-feira (9), na Enseada, Perequê e Pae Cará (Vicente de Carvalho). A ação está prevista para ocorrer em todos os bairros do Município. Esse estudo possibilitará o reforço de ações de controle e combate ao mosquito transmissor de doenças como, por exemplo, dengue, chikungunya e zika.

As vistorias para buscar e eliminar possíveis focos do Aedes aegyti ocorrerão normalmente. Na ação, os servidores coletarão amostras das larvas encontradas, e a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, os cuidados são redobrados. Para isso, os agentes utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas, visando  sua própria segurança e a dos munícipes.

Identificação - Além dos EPIs, os servidores estão utilizando crachá e uniforme para visitar as casas. Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor, azul marinho, ambas com a seguinte frase na frente: 'Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá'. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: 'Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue'.

Em caso de dúvida, o munícipe pode ligar para o telefone (13) 3341-6569, identificar o nome do agente e verificar se a equipe está atuando no seu bairro.