X

Cotidiano

Guarujá será representado por cinco atletas

Dois nadadores e três jogadores de dominó da Cidade embarcaram nesta quarta-feira, (4) para Presidente Prudente

Publicado em 06/06/2014 às 12:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os Jogos Abertos do Idoso (JAI), maior competição do Estado voltada à terceira idade, terão a participação de cinco atletas guarujaenses. O torneio, que começou nesta quinta-feira (5), prossegue até domingo (8). A abertura oficial do evento acontece nesta sexta-feira (6), às 21 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, em Presidente Prudente. Ao todo, 239 cidades garantiram participação no JAI 2014.

Na tarde da última quarta-feira (4), a delegação guarujaense embarcou para a cidade do interior paulista com dois nadadores e três jogadores de dominó. Os atletas do Município conseguiram vaga para o JAI após terem conquistado primeiro e segundo lugar na 18ª edição dos Jogos Regionais do Idoso. Guarujá, que nunca ficou de fora de uma edição do evento, este ano, levou 88 atletas para o torneio realizado em Osasco.

Nos Jogos Regionais, Guarujá foi o décimo quarto na pontuação geral de sua região, que contou com 37 municípios. Além dos classificados, obtiveram destaque a dança de salão, quarta colocada no grupo I, mesma colocação do vôlei feminino. O masculino conseguiu a terceira posição.

(Foto: Divulgação/PMG)

Para o chefe da delegação guarujaense, Silvio Luiz Cardoso, os atletas se preparam forte para os jogos, que são uma ótima oportunidade para os participantes se confraternizarem. “Eles passam o ano todo se preparando para a parte esportiva. Além disso, há a integração com outras cidades e a parte cultural também”.

Já a coordenadora das modalidades esportivas da terceira idade de Guarujá, Erenilsa Sanches, a Usa, destaca a importância da prática esportiva para os idosos. “Melhora da autoestima, a qualidade de vida e a sociabilidade”.

Uma das atletas que embarcou com a delegação guarujaense foi Elvira Rita Valente de Almeida, medalha de ouro nos 50 metros livres de natação no Jogos Regionais nos, na categoria de 65 a 69 anos feminina. A professora de educação artística da rede estadual, já aposentada, conta que, durante toda sua vida, sempre nadou. “Parei de competir com 15 anos e voltei com 63. Mas nunca parei de nadar”. A edição de 2014 foi a terceira vez de Elvira nos Jogos Regionais. Em 2012, ela também se classificou para o JAI. “Como eu moro no Guarujá há 15 anos, vesti a camisa da cidade e sempre vou para competições”.

Com 67 anos de idade, Elvira treina todos os dias no Clube Vila Souza, e destaca a importância do esporte para a saúde. “Faz bem para o corpo e a mente. Nado, em primeiro lugar, pela saúde, e também para servir de exemplo para quem fica em casa assistindo TV”, brinca.

Também na natação, Francisco de Paulo Oliveira, de 63 anos, foi o segundo colocado na categoria masculina entre 60 e 64 anos. Oliveira, que também competiu no atletismo, conta que esta foi sua primeira vez no Jori. “Eu não sabia do nível dos competidores, então a boa colocação foi uma surpresa”, conta. O guarda municipal gostou da experiência e pretende repetir a dose no ano que vem. “Pretendo participar das próximas edições. Estarei mais preparado também”.

Além da natação, Guarujá também está representado no dominó. Antônio Martins, de 71 anos, é o responsável pelo grupo que pratica o esporte no Centro de Atividade Educacional e Comunitário (CAEC) João Paulo II, localizado no Pae Cará.

Martins, Raimundo Alves da Silva, de 71 anos, e William Francisco Passos, de 64 anos, formam o trio de Guarujá que conseguiu a segunda colocação nos Jogos Regionais, superando a primeira participação da equipe na competição. “No ano passado éramos marinheiros de primeira viagem e não arrumamos nada. Neste ano, a medalha de prata já é algo para se comemorar”, disse o atleta.

A delegação de Guarujá conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade. Já os Jogos Abertos do Idoso são organizados e realizados pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, além da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social, da Secretaria do Estado de Educação e da Secretaria do Estado de Saúde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter