Guarujá sedia lançamento do projeto educacional “Era Uma Vez... Europa” nesta quinta-feira (27)

O evento de lançamento marca a abertura de inscrições e esclarece ao público o objetivo da iniciativa

Comentar
Compartilhar
26 MAR 201416h01

Com o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado por meio da escrita, o projeto “Era uma vez... Europa” chega ao Guarujá, por meio das salas de aula do 9º ano da rede municipal de ensino. A cerimônia de lançamento acontece nesta quinta-feira (27), às 19 horas, no auditório da Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, 3300 – Enseada). A iniciativa é da empresa Cutrale, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

O projeto, que está em sua 2ª edição tem o objetivo de promover o desenvolvimento social e cultural dos alunos e também colaborar para a melhoria de desenvolvimento na produção de textos. As atividades compõem três etapas. As fases necessitam de inscrições de alunos e educadores, pelo site: www.eraumavezeuropa.com.br.

A primeira etapa do projeto “Era Uma Vez... Redações” envolve duas dinâmicas diferentes. Será oferecida aos professores de educação básica (Peb II) de língua portuguesa, leitura e produção de texto, capacitação profissional. A formação resulta em encontros de quatro horas de compartilhamento (28 de março, 25 de abril, 16 e 30 de maio).

Para os alunos, a iniciativa começa oferecendo aos mais de 5 mil estudantes da rede, aulas preparatórias para o concurso de redação. A competição acontece no dia 7 de junho, das 9 às 14 horas. Os finalistas terão os textos publicados no livro “Era Uma Vez... Europa”, que será distribuído em escolas e bibliotecas do Brasil e também em toda Europa.

A continuidade das atividades classifica os alunos participantes do concurso de redação. Os 60 melhores colocados participarão de um alojamento de capoeira, no período de 7 a 13 de julho. Na etapa, os estudantes estarão envolvidos em diversas atividades esportivas e culturais, para competir pela vitória. Da segunda etapa, serão 12 jovens classificados do Município, para o terceiro e último passo do projeto.

Para o encerramento das atividades do projeto, a etapa final do “Era Uma Vez... Europa” oferece um intercâmbio cultural para os 12 alunos finalistas e um professor orientador de Língua Portuguesa, escolhido pela qualidade do trabalho desenvolvido. A viagem para a cidade de Valência, na Espanha, acontece no período de 10 a 19 de outubro. O roteiro oferece apresentações de capoeira, troca de experiências com outros estudantes, além de visitas a pontos turísticos (museus, teatros, cinemas e parques).

A coordenadora do ensino fundamental II da Seduc, Margarete Fernandes, afirma que o projeto é uma oportunidade gratificante de aprendizado para alunos e professores. “O projeto cultural valoriza a ocupação do educador e também oferece conhecimentos brasileiros, por meio das etapas, para que os alunos possam dividir as nossas origens com outros estudantes.”

Programação do Projeto em Guarujá:

I Encontro de Capacitação dos Professores – 28 de março (sexta)

II Encontro de Capacitação dos Professores – 25 de abril

Entrega da ficha de Inscrição ao Professor responsável – 20 de abril

III Encontro de Capacitação dos Professores – 16 de maio

IV Encontro de Capacitação dos Professores – 30 de maio

Concurso de Redação – 7 de junho

Avaliações das Redações – de 15 a 25 de junho

Divulgação dos selecionados para o Campus Capoeira – 26 de junho

Entrega da ficha de participação dos alunos na Secretaria das Escolas – 2 de julho