X

Cotidiano

Guarujá sedia 3ª Semana da Mata Atlântica da Baixada Santista

O evento será realizado entre os dias 27 e 29 de maio e reunirá representantes de outras cidades da Baixada Santista

Publicado em 13/05/2015 às 12:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá sediará a 3ª Semana da Mata Atlântica, entre os dias 27 e 29 de maio, reunindo representantes locais e dos nove municípios da Baixada Santista, além de órgãos especializados que apresentarão projetos e atividades já desenvolvidas em suas Cidades. O objetivo é enfrentar o desafio de conciliar o desenvolvimento com a preservação dos recursos naturais e o meio ambiente, inserindo a população nesse contexto.

A abertura da 3ª Semana da Mata Atlântica será dia 27 de maio, às 19 horas, no Delphin Hotel (Av. Miguel Estéfno, 1295 - Enseada). No dia 28 serão desenvolvidas atividades pontuais e permanentes nos municípios participantes. O encerramento do evento será dia 29, na Unaerp, ocasião em que será realizada uma mesa redonda na qual serão debatidas e apresentadas propostas para a preservação e ampliação da Mata Atlântica remanescente na Baixada Santista.

Os representantes dos municípios poderão apresentar novas ideias de atividades e estudos, que estimulam os munícipes a se tornarem protagonistas de programas e projetos voltados a sustentabilidade, com a mensagem principal do evento: “O Homem envolvido pelo Bioma Mata Atlântica”.

Para o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Adilson Cabral, a Mata Atlântica representa um patrimônio natural de valor imensurável para a sociedade. “Neste sentido, a realização da semana da mata atlântica de cunho regional serve para reafirmar esta importância, bem como potencializar as ações de preservação e recuperação do bioma à partir da articulação dos municípios da Baixada Santista.”

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Mongaguá, Adriano Donatti, as ações têm que ser feitas para facilitar o equilíbrio ecológico. “A semana chama a responsabilidade para os municípios cuidarem desse bioma tão importante. Nessa primeira reunião entre os interlocutores foi definido um formato mais coerente, possibilitando atividades em todas as cidades, integrando a comunidade com a Mata Atlântica.”

O objetivo principal da 3ª Semana da Mata Atlântica é tornar o que foi pensado e proposto durante o evento em ações regionais, em toda a Baixada Santista, que contribuam para a preservação do bioma (conjunto formado pelo clima, vegetação, hidrografia e relevo de uma determinada região). A Mata Atlântica é o segundo bioma mais importante do País. É tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio histórico da humanidade, devido a sua biodiversidade.

“É importante que os municípios venham a entender, de forma conscienciosa, que cada cidade é parte integrante da Região Metropolitana e que habitamos a Mata Atlântica. Com base nesse princípio, temos que pensar e repensar a manutenção desses biomas (Mata Atlântica e Oceano Atlântico)”, disse o analista de planejamento da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Francisco Gomes da Costa Neto.

Essa preocupação com a preservação da Mata Atlântica é lembrada pela secretária de Meio Ambiente de Bertioga, Marisa Roitmamn. A Cidade mantém intacto 97% do seu bioma: matas ciliares, restingas, o jandú, mangues e a Mata Atlântica. “Esse é o grande desafio: transformar esse passivo ambiental em ativo, promover o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e justiça social”. Marisa aposta no turismo sustentável e na educação ambiental, como ferramentas para preservar a natureza para as gerações futuras. “Temos que compatibilizar o desenvolvimento com a preservação dos ecossistemas. O lucro será de todos. É possível ter qualidade de vida, preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico”, afirma Marisa Roitman.

Cronograma – A 3ª Semana da Mata Atlântica está sendo organizada pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), por meio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), com a participação dos nove municípios da Baixada Santista. A coordenação da edição deste ano é de responsabilidade da prefeitura de Guarujá.

A abertura acontece no dia 27. Já no dia 28, serão desenvolvidas atividades dentro de cada município, como: palestras, passeios dentro das matas por meio de trilhas ecológicas, visitas às comunidades tradicionais, visitas a locais urbanos integrados na mata, passeios de barco, entre outras ações.

A cerimônia de encerramento será dia 29, na Unaerp (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada), onde ocorrerá uma mesa redonda, das 15 às 18 horas, na qual serão apresentadas as propostas e ações de cada cidade. O encerramento está previsto para 19 horas, com palestra do secretário estadual de turismo, Roberto de Lucena.

Mata Atlântica – A Mata Atlântica abrange quase toda a costa do Brasil, além de partes do Paraguai e da Argentina. É considerada a mais rica entre as florestas tropicais úmidas de todo o planeta e possui diversas espécies endêmicas, como o mico-leão-dourado e a onça-pintada, ameaçados de extinção.

A partir da colonização europeia, no século XVI, a Mata Atlântica passou por intenso processo de desmatamento. Na época, o pau-brasil foi o principal alvo de extração e exportação. Atualmente, no Brasil, resta menos de 10% da cobertura vegetal original, a maior parte na Serra do Mar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter