Guarujá: revitalização da orla de Pitangueiras terá novas praças e fonte interativa

Preparando-se para a retomada econômica pós pandemia, Cidade vem realizando diversos investimentos, com alternativas de lazer, além de garantir estrutura viária e urbana para melhor receber o turista

Comentar
Compartilhar
13 AGO 2020Por Da Reportagem13h04
Obras provêm de convênios de 2016, 2018 e 2019Foto: HELDER LIMA/PMG

Um projeto de revitalização com novos serviços e atrações transformará um dos principais atrativos turísticos de Guarujá – a Praia de Pitangueiras, na região central da Cidade, que receberá investimentos de quase R$ 7 milhões em infraestrutura turística.

Potência do setor, que é um dos que mais gera empregos e movimenta a economia da Cidade, Guarujá vem realizando diversos investimentos, preparando a Cidade para a retomada econômica pós pandemia, com alternativas de lazer, praças revitalizadas, além de garantir melhor estrutura viária e urbana, estimulando assim novos investimentos para o Município. 

Com as intervenções, Pitangueiras ganhará novos espaços de lazer, contemplando adultos e crianças, e infraestrura sanitária para melhor atender usuários e frequentadores da praia. A orla receberá iluminação ornamental em complemento ao serviço já executado e, além disso, a Prefeitura abrirá ruas para o trânsito de veículos, já de olho na temporada de verão.

Praças revitalizadas
As praças dos Expedicionários e das Bandeiras, na orla da praia, passarão por intervenções, ganhando novas alternativas de lazer.

A Praça das Bandeiras será totalmente renovada, seguindo o mesmo conceito já executado na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada. A Prefeitura vai executar um novo piso, que irá minimizar os desníveis existentes, tornando todo a praça mais acessível, além de criar espaços mais amplos para melhor acomodar a feira de artesanato e os eventos que são realizados no local. A praça também ganhará novos canteiros e jardins (com a preservação das espécies que já existem) e novo mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, por exemplo.

Já a Praça dos Expedicionários ganhará uma fonte interativa com jatos que saem do piso, trazendo nova vida para o espaço. Serão executados serviços de reforma em todo o logradouro público e, também, a demolição do Posto de Bombeiros, que foi desativado e fechado desde que a nova unidade foi inaugurada, em junho do ano passado. Com a demolição, será executado um guarda-corpo, possibilitando às pessoas contemplar toda a extensão da Praia de Pitangueiras.

 

Estações de brincar
A orla de Pitangueiras será contemplada com duas ‘Estações de Brincar’ – playgrounds que serão instalados também nas praias do Tombo, Astúrias e Enseada, proporcionando mais uma alternativa de recreação para as crianças. Uma unidade ficará na Praça das Bandeiras e outra ao lado do atual posto dos bombeiros, na direção da Rua Quintino Bocaiúva.

Os investimentos, que somam cerca de R$ 7 milhões, provêm de cinco convênios estaduais, via Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (Dadetur), e de uma emenda impositiva de 2018 encaminhada pela Câmara Municipal – esta referente a duas estações de brincar. Um dos convênios refere-se a um aditivo de 2016 e os demais são de 2019.

Abertura de vias para o trânsito de veículos

Como parte da revitalização de Pitangueiras e pensando em melhorar a fluidez de veículos durante a alta temporada, feriados e finais de semana, a Prefeitura abrirá quatro vias públicas no bairro para o trânsito de veículos: as ruas Brasil, México, Sílvia Valadão Azevedo e Humberto Rebizzi.

Outras benfeitorias serão executadas nessas vias, como a requalificação da drenagem, passeios e iluminação, visando não só melhorar o fluxo de veículos, mas também garantir uma boa infraestrutura e segurança para condutores e pedestres. Vagas de estacionamento serão criadas para dar apoio à orla, uma vez que, com a ciclovia, as vagas foram suprimidas.