X

Cotidiano

Guarujá reúne cuidadores informais de pacientes

O objetivo do encontro foi a capacitação dos cuidadores formais ou informais dos idosos cadastrados pelas Usafas e SIAD

Da Reportagem

Publicado em 17/09/2018 às 19:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Encontro contou com a presença do prefeito Válter Sumam e com a participação de aproximadamente 100 pessoas / Divulgação/PMG

A população idosa vem crescendo consideravelmente no Brasil e, juntamente com essa mudança, há a preocupação com os cuidados com a saúde deste grupo. Muitas vezes, esses indivíduos ficam dependentes de suas famílias, já que ficam sob seus cuidados ou acabam buscando ajuda de profissionais, visando proporcionar uma vida melhor para o idoso.

Sabendo dessa realidade, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última terça-feira (11), o "Encontro com Cuidadores Informais de Pacientes Acamados/Domiciliados", no Teatro Procópio Ferreira, que contou com a presença do prefeito Válter Sumam e com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

O objetivo do evento foi a capacitação de cuidadores formais ou informais dos idosos cadastrados pelas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e do Serviço de Internação e Assistência Domiciliar (SIAD), com orientação sobre métodos mais eficazes na assistência ao idoso, informações sobre autocuidado e alongamento, além de proporcionar uma reflexão sobre a importância dos cuidados prestados.

Para a coordenadora do SIAD, Tania Justino, o cuidador é muito importante no tratamento do paciente. "Esse encontro procurou reunir o maior número de pessoas para troca de experiências pois, muitas vezes, a pessoa não vê resultado no que faz e acaba se desmotivando. Então, esse cuidador ver que teve pessoas que melhoraram e também que não está sozinho nesta missão, traz motivação a ele e mais força para lutar com um novo ideal".

O encontro contou também com palestras sobre diversos temas, ministradas por profissionais da rede municipal e um convidado como: "Manipulação de alimentos e preparação adequada", realizada pela nutricionista Simone do Rego Vasconcelos; "Higiene oral para pacientes acamados, como realizar?" com o odontólogo Cristiano Moraes; "Alongamentos: importância dos exercícios e fisioterapia domiciliar", pela fisioterapeuta Elizandra Cabral Teixeira; "O ato de cuidar", ministrada pelo representante da empresa Convatec, fornecedora de curativos especiais para a Prefeitura, o enfermeiro convidado Edmundo Martins Júnior, de São Paulo.

Além disso, a Secretaria de Saúde estuda realizar mais vezes este evento na cidade, com objetivo de capacitar cada vez mais cuidadores e proporcionar uma vida melhor para o idoso.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter