X

Cotidiano

Guarujá reúne cuidadores informais de pacientes

O objetivo do encontro foi a capacitação dos cuidadores formais ou informais dos idosos cadastrados pelas Usafas e SIAD

Da Reportagem

Publicado em 17/09/2018 às 19:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Encontro contou com a presença do prefeito Válter Sumam e com a participação de aproximadamente 100 pessoas / Divulgação/PMG

A população idosa vem crescendo consideravelmente no Brasil e, juntamente com essa mudança, há a preocupação com os cuidados com a saúde deste grupo. Muitas vezes, esses indivíduos ficam dependentes de suas famílias, já que ficam sob seus cuidados ou acabam buscando ajuda de profissionais, visando proporcionar uma vida melhor para o idoso.

Sabendo dessa realidade, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última terça-feira (11), o "Encontro com Cuidadores Informais de Pacientes Acamados/Domiciliados", no Teatro Procópio Ferreira, que contou com a presença do prefeito Válter Sumam e com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

O objetivo do evento foi a capacitação de cuidadores formais ou informais dos idosos cadastrados pelas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e do Serviço de Internação e Assistência Domiciliar (SIAD), com orientação sobre métodos mais eficazes na assistência ao idoso, informações sobre autocuidado e alongamento, além de proporcionar uma reflexão sobre a importância dos cuidados prestados.

Para a coordenadora do SIAD, Tania Justino, o cuidador é muito importante no tratamento do paciente. "Esse encontro procurou reunir o maior número de pessoas para troca de experiências pois, muitas vezes, a pessoa não vê resultado no que faz e acaba se desmotivando. Então, esse cuidador ver que teve pessoas que melhoraram e também que não está sozinho nesta missão, traz motivação a ele e mais força para lutar com um novo ideal".

O encontro contou também com palestras sobre diversos temas, ministradas por profissionais da rede municipal e um convidado como: "Manipulação de alimentos e preparação adequada", realizada pela nutricionista Simone do Rego Vasconcelos; "Higiene oral para pacientes acamados, como realizar?" com o odontólogo Cristiano Moraes; "Alongamentos: importância dos exercícios e fisioterapia domiciliar", pela fisioterapeuta Elizandra Cabral Teixeira; "O ato de cuidar", ministrada pelo representante da empresa Convatec, fornecedora de curativos especiais para a Prefeitura, o enfermeiro convidado Edmundo Martins Júnior, de São Paulo.

Além disso, a Secretaria de Saúde estuda realizar mais vezes este evento na cidade, com objetivo de capacitar cada vez mais cuidadores e proporcionar uma vida melhor para o idoso.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Primeiro restaurante oficial do Bob Esponja no mundo abre em São Paulo

O empreendimento terá capacidade para mais de 250 pessoas e contará com vários ambientes, incluindo espaço kids

Esportes

De volta ao lar? Santos tem interesse em Rafael Cabral

Alvinegro praiano tem a concorrência do Grêmio pelo jogador

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter