X

Cotidiano

Guarujá renova com Circuito A Tribuna de Surf

Cidade receberá final da tradicional competição de surf em setembro

Publicado em 02/04/2014 às 15:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A segunda etapa e final etapa do Circuito A Tribuna de Surf Colegial de 2014 será realizada na Praia do Tombo, tradicional palco do evento, no Guarujá, nos dias 27 e 28 de setembro. A data foi firmada após a parceria com a competição ser renovada em reunião do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Elson Maceió dos Santos, com o Coordenador Geral do torneio, Davidson Iuspa. Guarujá é a cidade que mais sediou etapas do circuito até hoje.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Elson Maceió dos Santos, chama atenção para o trabalho da Cidade em relação ao surf, que visa a ascensão social dos jovens, oferecendo o custeio das despesas da equipe no Circuito Paulista e a realização do Circuito Municipal, além da participação de surfistas no Programa Bolsa Atleta, que oferece auxílio financeiro a esportistas da cidade.

‘‘Investimos para o jovem ascender socialmente, via esporte, para que futuramente ele possa se tornar um profissional, um cidadão, e também se consolidar economicamente’’, explica, ressaltando o claro objetivo de proporcionar aos jovens uma chance de crescer na vida. ‘‘Esse é o objetivo e o surf tem essa característica’’, acrescenta.

Sobre o evento em si, o secretário enaltece o passado de Guarujá, de onde veio o maior nome já revelado nos 18 anos de história do torneio, Adriano de Souza, o Mineirinho. ‘‘Quero destacar a tradição que representa o surf colegial para as cidades da região e para Guarujá, em especial, por ter o maior número de praticantes do esporte na Baixada. O torneio A Tribuna é uma possibilidade das cidades se integrarem. O circuito Guarujaense já é aberto e o Surf Colegial está seguindo a tendência, que é integrar essas cidades, com isso fortalecendo o evento em si e o esporte em geral. ’’

Marcos Bukão, diretor técnico do Circuito, que chega este ano a sua 19ª edição, afirma que o campeonato é o mais antigo e tradicional desta categoria no país. Bukão chama atenção para o papel dos ídolos no caminho dos jovens surfistas. ‘‘Temos os surfistas que se projetaram, como o Mineirinho, que atraem vários garotos para esse caminho. Para isso, é preciso estrutura de apoio, e a prefeitura entra com isso, dando condições para que vários jovens sigam esse caminho’’.

O também diretor técnico dos Circuitos Paulista, do Brasileiro e do ISA World Surfing Games afirma que o circuito colegial incentiva que os praticantes estejam estudando, possibilitando bolsas de estudo para os melhores colocados, o que, segundo ele, é de ‘‘valor inestimável’’ para os jovens. ‘‘É o caminho mais ortodoxo, mais natural, de crescer na vida. Conseguimos dar um nó e segurar todas as pontas’’, diz.

O 19º A Tribuna de Surf Colegial começa nos dias 2 e 3 de Agosto na Praia do Itararé, em São Vicente, nas categorias individuais júnior e feminina, para atletas até 18 anos, a mirim, para até 16 e a iniciante, para surfistas com menos de 14 anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter