X

Cotidiano

Guarujá reduz em 50% taxa de abandono no tratamento de HIV

O município registrou o menor índice de taxa de abandono no tratamento de pacientes com HIV do Estado

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2019 às 17:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em maio deste ano, a taxa de abandono era de 8,2%. Já em novembro, o número caiu para 4,3% / Agência Brasil

Em recente levantamento feito pelo Governo do Estado e Governo Federal, Guarujá registrou o menor índice de taxa de abandono no tratamento de pacientes com HIV do Estado de São Paulo. A queda foi de aproximadamente 50% e aponta a qualidade do atendimento especializado no Município. Em maio deste ano, a taxa de abandono era de 8,2%. Já em novembro, o número caiu para 4,3%, sendo a menor do Estado, onde a taxa geral foi de 14,7%.

Os dados foram divulgados pelo Centro de Referência em Tratamento de DST/AIDS de São Paulo (CRT-SP),através do Sistema de Investigação e Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (SIMC) – um programa do CRT-SP, que permite identificar pacientes que vivem com HIV/AIDS e que ainda não iniciaram o tratamento; além do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) Regional e Ministério da Saúde.

Em Guarujá, a Unidade Complexa William Rocha (Jardim Boa Esperança) é especialista em HIV/AIDS e em outras doenças infectocontagiosas, sendo também referência no tratamento de hepatites B e C. O local oferece assistência para o tratamento das doenças e foi fundamental para a diminuição da taxa de abandono. Os profissionais realizam o tratamento de maneira individualizada e multidisciplinar, além da busca ativa dos pacientes.

Diretor da Unidade Willian Rocha, Ney Almeida Grilo, comenta o reconhecimento da Unidade pela qualidade e agilidade do serviço. "Conseguimos realizar abertura de prontuário, consulta médica, exames e dispensação de medicamentos em apenas doze dias, bem abaixo da meta esperada, de um mês. O número representa mais pacientes em tratamentoe com mais saúde, assim podemos quebrar a cadeia de transmissão da doença".

Outro ponto que contribui na redução do número de pessoas que abandonam o tratamento é a humanização no atendimento prestado a esses pacientes. No serviço oferecido pela Unidade Complexa, por exemplo, os pacientes recebem atenção especial dos farmacêuticos locais - profissionais que têm papel fundamental durante a retirada de medicação por parte dos doentes, que são conscientizados e incentivados a continuarem o acompanhamento.

"Na maioria das vezes, somos nós que recuperamos aqueles pacientes em abandono por meio de conversas e orientações; eles se sentem mais à vontade", conta Maurício Marassi, farmacêutico do William Rocha.

Serviço

A Unidade fica na Rua Helio Ferreira, 369 – Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.Para o teste anti-HIV, basta comparecer em  qualquer unidade de Saúde da Cidade. Com 30 minutos de espera, o munícipe já fica sabendo do resultado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter