Guarujá realiza mobilização de alerta aos ciclistas

Atores caracterizados fizeram performance sobre cuidados que devem ser tomados no trânsito

Comentar
Compartilhar
25 AGO 201411h05

A Diretoria de Trânsito e Transporte Público (Ditran) da Prefeitura de Guarujá, em parceria com o grupo Casa 3 de Artes, realizou uma ação de conscientização com os ciclistas, nas travessias de balsas e barcas da Cidade. A iniciativa aconteceu ao longo desta semana e foi feita em comemoração ao Dia do Ciclista, em 19 de agosto. A ação foi autorizada pela Dersa.

A mobilização era feita por atores da Casa 3 de Artes, que, caracterizados, realizavam performance e entregavam folder com orientações aos ciclistas. “Nós escolhemos realizar a ação nos terminais de travessias de balsas e barcas porque é um ponto de parada do ciclista. Desta forma, conseguimos atrair a atenção deles para a importância de se conscientizar que a bicicleta também é um veículo e deve seguir as regras de trânsito”, disse Marcelo Walles, sócio-proprietário da Casa 3 de Artes.

Para Rita Tanese, diretora do setor de Educação para o trânsito da Ditran, a proposta é conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados. “Os ciclistas recebem um olhar especial da Administração nesse sentido, visto todo o investimento em ciclovias e ciclofaixas por toda a malha viária. O ciclista fica muito vulnerável no trânsito, mas, seguindo alguns cuidados básicos, muitos acidentes podem ser evitados ”, relatou.

(Foto: Raimundo Nogueira/PMG)

Para os ciclistas que se aproximavam dos terminais de embarque e desembarque das travessias, os atores caracterizados chamaram atenção. “Para mim foi uma surpresa quando eles me abordaram para falar sobre os cuidados que os ciclistas devem ter no trânsito. É um alerta importante, pois boa parte das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte já sofreu algum tipo de acidente”, finalizou a estudante Tamires de Lima Silva, de 15 anos.