X

Cotidiano

Guarujá realiza ações para reduzir riscos de deslizamentos

Primeiro morro vistoriado foi o Vale da Morte, de onde foram retiradas 10 toneladas de lixo; até o final do ano, outros 11 morros serão verificados

Da Reportagem

Publicado em 09/08/2019 às 12:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vistoria preventiva nos morros pela Defesa Civil / Divulgação/PMG

Tendo como foco o período das chuvas de verão, a Diretoria de Defesa Civil de Guarujá, começa a realizar ações preventivas para reduzir riscos de deslizamentos nos morros da Cidade. Para isso, no final de julho teve início uma força-tarefa em conjunto com as secretarias de Operações Urbanas (Seurb) e de Infraestrutura e Obras (Seinfra) para fiscalização em 12 morros do Município.

O primeiro morro vistoriado foi o Vale da Morte, localizado na Vila Júlia. No local, os agentes fizeram limpeza, desobstrução de canaletas, eliminação de aterros de lixo clandestinos, e observaram outros fatores que podem causar escorregamentos. Foram retiradas 10 toneladas de lixo. Até o final do ano, outros 11 morros serão verificados.

"Este trabalho da Defesa Civil é desenvolvido nos momentos de normalidade, consistindo nas ações chamadas estruturais, que envolvem também elaboração de planos, exercícios simulados, organização da comunidade, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de autodefesa, conforme os riscos de cada região", explicou o geólogo do Município, Carlos Adolfo Silva Fernandez.

Paralelamente a isso, os técnicos da Defesa Civil têm uma rotina diária de vistorias, em conformidade com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).  Durante as incursões são observados os indícios de movimentação de massa (trincas no solo ou moradias, degrau de abatimento, inclinação de estrutura ou vegetação).

A equipe também realiza ações educativas nas escolas e entidades do Município. Só este ano, quase 5 mil alunos participaram do projeto Defesa Civil na Escola.

PPDC

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) visa um conjunto de ações preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a população e restabelecer a normalidade social nas chamadas áreas de risco geológico (15 áreas), previamente mapeadas. O plano tem início no dia 1º de dezembro e término em 31 de março do ano seguinte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter