X

Cotidiano

Guarujá realiza ação de combate à dengue em nove bairros

Serão realizadas vistorias casa a casa e bloqueio de nebulização com uso de inseticida, conhecido como ‘fumacê’

Da Reportagem

Publicado em 23/05/2021 às 21:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, é feita a retirada de criadouros durante as vistorias casa a casa e os locais com casos confirmados recebem bloqueio de nebulização com uso de inseticida / DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Guarujá segue com ações de combate à dengue. De segunda (24) à sexta-feira (28), nove bairros da Cidade serão contemplados, sendo eles Morrinhos III, Balneário Praia do Pernambuco, Enseada (Cantagalo), Centro, Pitangueiras, Astúrias, Tombo, Jardim Las Palmas e Jardim Conceiçãozinha (Vicente de Carvalho).

Para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, é feita a retirada de criadouros durante as vistorias casa a casa e os locais com casos confirmados recebem bloqueio de nebulização com uso de inseticida, conhecido como ‘fumacê’. Para isso, são utilizadas máquinas costais e veiculares.

Atenção aos sintomas

Tanto a dengue quanto zika e chikungunya podem vir acompanhadas de febre, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Porém, elas possuem suas características específicas, como a dor atrás dos olhos na dengue. Já a chikungunya pode doer e inchar as articulações, como as do tornozelo, joelho e cotovelo, e a zika pode causar febre baixa e vermelhidão nos olhos.

É importante que o munícipe com suspeita de qualquer uma dessas doenças procure atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais próxima da sua casa para orientação e realização do exame de sorologia, pois a ordem das regiões visitadas é mapeada de acordo com o número de notificações.

Apoio da população

Para que a nebulização ocorra com sucesso, os moradores devem colaborar com alguns cuidados, como permanecer dentro de casa no momento da ação, deixar portas e janelas abertas, colocar animais no fundo da casa, cobrir alimentos (inclusive de animais) e utensílios que estiverem em cima do fogão, entre outros.

Segundo a coordenadora de Combate às Endemias de Guarujá, o apoio da população é essencial no combate à dengue. “Cada um deve fazer a sua parte e se atentar principalmente aos quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus. Também é muito importante receber os profissionais em casa para obter mais orientações”, reforça.

Servidores

A fim de evitar a propagação do novo coronavírus, os cuidados são redobrados durante as iniciativas. Os agentes utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas, visando  sua própria segurança e a dos munícipes.

Além dos EPIs, os servidores estão utilizando crachá e uniforme para visitar as casas. Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor azul marinho, ambos com a seguinte frase na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’.

A Prefeitura conta com um canal de denúncias. Para informar alguma situação ou tirar dúvidas, a população pode ligar para o número (13) 3341-6569.

Confira o cronograma de ações:

Segunda (24) à sexta-feira (28)

Casa a casa: Morrinhos III e Balneário Praia do Pernambuco

Máquina costal: Cantagalo (Enseada)

Terça (25) à quinta-feira (27):

Máquina veicular: Centro, Pitangueiras, Astúrias, Tombo, Jardim Las Palmas e Jardim Conceiçãozinha (Vicente de Carvalho)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter