Cotidiano

Guarujá realiza 2ª Feira de Adoção de Animais neste sábado

A princípio, os veterinários levarão 20 animais, entre cães e gatos, filhotes e adultos, para o local do evento

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/04/2013 às 16:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Cães e gatos, filhotes e adultos, de diversos tamanhos e cores, esses são alguns dos animais que estarão disponíveis na 2ª Feira de Adoção de Animais, promovida com apoio da Secretaria de Saúde do Município, na Praça 14 Bis, neste sábado (20), das 10 às 16 horas.

A princípio, os veterinários levarão 20 animais, entre cães e gatos, filhotes e adultos, para o local do evento. À medida que eles forem adotados, os profissionais buscarão outros no Canil Municipal. “Os munícipes que acolherem algum animal de estimação, sairão da Feira com uma consulta agendada com o veterinário da Zoonose”, diz a médica veterinária responsável pelo evento, Clarisse Ferreira.

O objetivo da Feira é achar um lar para os animais do Canil Municipal e, principalmente, controlar a população dos, aproximadamente, 200 cães e gatos que habitam o local. “Todos os dias animais deste tipo são abandonados em frente ao canil. Na medida do possível, nós acolhemos, castramos, vermifugamos e os vacinamos contra raiva e virose. O passo seguinte é procurar uma casa para eles”, afirma Ferreira.

De acordo com a veterinária, embora haja uma predileção por filhotes, há algumas vantagens em adotar um animal adulto. “A gente tem que ensinar tudo para um filhote, onde é o local para fazer as necessidades, por exemplo. O adulto já sabe o lugar certo. Ele é mais carinhoso, mais calmo e já tem o temperamento conhecido”, explica a médica.

Na última Feira, realizada durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde – dia 8 de abril – 28 cães e gatos foram adotados. A meta é superar esse número e achar um lar para aproximadamente 40 animais. 

Quem não puder ir à praça no sábado, mas quer adotar um animal pode procurar o CCZ (Rua Professora Lídia Maria Rego Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha) para escolher os outros cães e gatos, que não participarão da feira. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) alerta que abandonar um animal é crime.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O objetivo da Feira é achar um lar para os animais do Canil Municipal (Foto: Divulgação)

Vacinação Antirrábica

A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos 2013, iniciada no último dia 25, continua em Guarujá. A meta da Prefeitura é imunizar toda a população canina e felina do Município. Os animais devem ser levados ao CCZ, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas.

Segundo o veterinário Ramiro Martins Dias, a vacinação é importante por causa da grande incidência de morcegos no Município. “Existe a possibilidade de um desses animais entrar em conflito com um cão e infectá-lo durante a briga. Antes do cão morrer, ele transmitirá o vírus para outros animais e para o dono”, explicou Dias.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software