Cotidiano
A medida surge diante de um cenário preocupante: os motociclistas seguem sendo as principais vítimas em acidentes de trânsito, tanto em Guarujá quanto em todo o país
A expectativa é que o projeto seja concretizado até 2026, abrangendo inicialmente as avenidas Dom Pedro I, na Enseada, e Santos Dumont, em Vicente de Carvalho. / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), está desenvolvendo estudos para implantar o Projeto Faixa Azul, iniciativa voltada à segurança dos motociclistas. A expectativa é que o projeto seja concretizado até 2026, abrangendo inicialmente as avenidas Dom Pedro I, na Enseada, e Santos Dumont, em Vicente de Carvalho.
A medida surge diante de um cenário preocupante: os motociclistas seguem sendo as principais vítimas em acidentes de trânsito, tanto em Guarujá quanto em todo o país, situação agravada após 2020, com o crescimento dos serviços de entrega por aplicativo e o aumento da frota de motos em circulação.
Continua depois da publicidade
A equipe da Semob já participou de duas reuniões com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, que implantou o projeto em vias da capital paulista. Ainda em fase experimental, a Faixa Azul tem apresentado resultados positivos, reduzindo significativamente os acidentes envolvendo motocicletas nas áreas onde foi adotada.
Segundo o prefeito de Guarujá, desde o início de sua gestão há uma preocupação constante em ampliar a segurança no trânsito:
Continua depois da publicidade
'Desde que assumi a Prefeitura, determinei que a Semob realizasse estudos para a instalação da Faixa Azul. Em Guarujá, temos uma frota de motocicletas muito grande. Mas precisamos adotar soluções técnicas conscientes para proteger vidas. Estamos na fase final da conclusão deste que será mais um avanço na mobilidade urbana do Município', destacou.
A Faixa Azul consiste em uma área exclusiva pintada sobre a pista, delimitando um corredor de circulação mais seguro para motociclistas, principalmente nas vias com grande fluxo de veículos. O objetivo é organizar o tráfego, reduzir manobras arriscadas e diminuir colisões.
Apesar dos bons resultados, a Faixa Azul ainda não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que exige autorização especial da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para sua implantação. Atualmente, a Câmara dos Deputados discute um projeto de lei que prevê a inclusão oficial do recurso na legislação nacional.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Guarujá, o projeto está na fase final de elaboração técnica:
'Há todo um conjunto de engenharia de tráfego que precede e sustenta a implantação da Faixa Azul. É preciso estudar as vias, medir suas larguras e avaliar se comportam o projeto. Assim que concluirmos, faremos a inscrição na Senatran ainda este ano', explicou.
Com a futura implantação, Guarujá se junta ao grupo de cidades que apostam em soluções inovadoras de mobilidade e proteção à vida no trânsito, reforçando seu compromisso com a segurança de motociclistas e demais condutores.
Continua depois da publicidade