Guarujá promove Semana da Juventude a partir desta quinta-feira (23)

As atividades acontecem em homenagem ao Dia da Consciência Jovem

Comentar
Compartilhar
22 ABR 201515h59

Despertar os jovens para a cidadania e inserir o segmento nas políticas públicas é o objetivo da Semana da Juventude, evento promovido pela Prefeitura de Guarujá e o Conselho Municipal de Juventude a partir desta quinta-feira (23). A atividade é promovida em alusão ao Dia da Consciência Jovem, celebrado no último domingo do mês de abril e instituído pela prefeita Maria Antonieta de Brito, por meio da Lei Municipal 3.843/2010.

A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Coordenação Governamental, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Juventude. A Semana contará com iniciativas sustentáveis, culturais, sociais, esportivas e de cidadania.

A primeira atividade será a reunião do Conselho Municipal, com o tema “Desafios e Perspectivas das Políticas de Juventude 2015/2016. O encontro acontece nesta quinta-feira (23), na sede da Assessoria (Alameda Duartina, s/n – Vila Áurea), às 14 horas.

No dia seguinte, a discussão vai aos adolescentes e jovens no ambiente estudantil. Na sexta-feira (24), a palestra “Os direitos da juventude no centro do desenvolvimento” acontece às 10 horas, na Escola Estadual Marcílio Dias (Rua Ernestina Amadeu dos Santos, 50 – Vila Alice) e às 14 horas, na Escola Estadual José Cavariani (Rua Professora Nancy Fátima Powilleit, 90 – Pae Cará). O Conselho Municipal conduz a ação.

Surf – A Praia do Tombo – Bandeira Azul será o cenário da atividade de sábado (25), às 9 horas. Na oportunidade, jovens de 15 a 29 anos poderão participar de um circuito de SurfTreino. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas na hora.

Ação na Praça – Já no domingo (26), das 12 às 18 horas, a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, se tornará um grande espaço de lazer, cultura e cidadania. A “Ação Juventude” vai contar com atividades esportivas, culturais e estandes do E-lixo Guarujá, escoteiros, Cooperativa de Reciclagem da Ilha (Cooperilha), Conselho Municipal Antidrogas (Comad), ações de prevenção e combate à dengue, entre outras.

Finalizando o cronograma, na segunda-feira (27), às 14 horas, será realizado o Encontro Regional dos Gestores e Conselhos de Juventude, com a participação do coordenador estadual de Juventude, Cleuder de Paula. O evento acontece no Núcleo de Educação e Ambiental Paulo Tendas – Bandeira Azul (Avenida Prestes Maia, s/n – Tombo).

Para o assessor de Políticas Públicas para Juventude da Prefeitura, Fábio Antunes, o momento é muito importante porque já demonstra o reflexo do avanço desta política nos últimos anos. “A criação desta lei de 2010 foi uma proposta do Conselho de Juventude. Temos 31 de março, que é o Dia Mundial da Juventude; 19 de abril, que é o Dia do Jovem; e precisávamos de uma data nossa, municipal. O objetivo era levar a conscientização aos jovens e apresentar os programas desenvolvidos pela Prefeitura, principalmente para aqueles das áreas mais vulneráveis, para que venham participar.”

Antunes acrescenta que a lei prevê a realização de palestras e demais atividades em espaços públicos e privados na semana que antecede ao último domingo de abril. Além disso ele destaca que este ano será especial porque o coordenador estadual de Juventude, Cleuder de Paula, vai participar da última atividade da Semana. “Para nós, é muito importante ter o Governo Estadual fazendo o anúncio, aqui em Guarujá, para as nove cidades da Baixada sobre a política de Juventude do Estado nos próximos anos.”