Guarujá promove primeiro encontro de Gestores educacionais

O evento serviu para construir os conselhos educacionais para cada unidade de ensino do Município

Comentar
Compartilhar
04 MAR 201517h46

Com o lema de contribuir com uma educação de qualidade e mais democrática, a Prefeitura de Guarujá realizou o primeiro encontro de gestores educacionais da Secretaria de Educação do Município (Seduc). A reunião, que contou com os diretores de todas as escolas municipais, Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIM) e Centros de Atividades Educacionais Comunitários (Caecs), serviu de início para formação dos conselhos educacionais de cada unidade neste ano.

O conselho educacional por unidade é uma novidade nesta gestão. A partir de agora, pais, alunos com idade maiores de 18 anos, professores e outros funcionários de cada unidade de ensino poderão fazer parte das decisões e ações a serem tomadas, passando por fim, pela aprovação da Seduc.

No momento da reunião, os diretores formaram grupos de discussão no intuito de destacar pontos de importância para entrar em pauta na formação dos conselhos. Após a reunião, os conselhos de cada unidade serão formados na sexta-feira (13), tendo a solenidade oficial dos membros entre as datas de 17 e 27 deste mês.

O evento serviu para construir os conselhos educacionais  para cada unidade de ensino do Município (Foto: Divulgação/PMG)

De acordo com a secretária de Educação de Guarujá, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) Sudeste, conselheira Estadual da Educação, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, o intuito principal da formação dos conselhos é a “democratização do ensino”.

“A escola busca um trabalho e envolvimento junto da sua comunidade, e a unidade que adquire esta sintonia se favorece do trabalho de construção de um ensino de qualidade. A partir de agora, pequenas situações poderão ser corrigidas com facilidade por conta do engajamento da escola com a comunidade”, conclui.

Para a diretora da EM Professora Lúcia Flora dos Santos, Rosemeire de Cássia Zacariotti, o encontro vem para “construir o caráter de cada unidade escolar”. A diretora destaca que, para que a escola deixe os pais ainda mais contentes com seu serviço, trazê-los para as discussões sobre seu funcionamento e decisões é essencial para um ensino de qualidade.

Já a diretora do Caec Cornélio Pacheco, Margareth Simões, parabenizou a atual gestão em fortalecer o vínculo da escola com a comunidade. Para ela, a troca de experiências entre os dois aspectos são fundamentais para o aprendizado da população no geral.