Cotidiano

Guarujá promove Festival de Pipas no domingo (24)

O evento acontece na Praia das Pitangueiras

Publicado em 18/08/2014 às 16:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Empinar pipa, ou papagaio, é muito mais que uma brincadeira de criança. A atividade é recheada de mistérios, de lendas, símbolos e mitos mas, principalmente de muita magia, beleza e encantamento. Diante dos mistérios da capacidade de voar que fascinam o homem, a Prefeitura de Guarujá realiza no próximo domingo (24) o Festival de Pipa. O evento acontece às 9horas, na Praia das Pitangueiras.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para se inscrever basta retirar o formulário de inscrição no dia do evento. A participação é gratuita. As regras para participar do festival são: não usar substancia cortantes na linha (cerol), objetos cortantes na pipa e promover manobras que possam danificar as outras. Para os participantes menores é necessário estarem acompanhados por um responsável.

Continua depois da publicidade

Conhecido como quadrado, pipa, papagaio, pandorga, barrilete ou outro nome, dependendo da região ou País, o objeto é um velho conhecido de brincadeiras infantis. Porém nos dias atuais, a arte de empinar pipa também virou uma preocupação. Para evitar sérios e até mesmo acidentes fatais, é necessário conscientizar sobre os riscos da utilização do cerol.

Em Guarujá, a ação de prevenir os riscos que uma atividade lúdica pode provocar é perene. A Secretaria de Defesa Social do Município, por meio da Guarda Civil Municipal, desenvolve o projeto “Pipa com Segurança, Corte os Riscos”. Nas palestras, os GCMs alertam sobre as regras de segurança para soltar pipas, a origem da pipa, os benefícios que a pipa traz à ciência, prevenção de acidentes e várias orientações, como leis de proibição são temas abordados.

Continua depois da publicidade

Os mistérios da pipa – O primeiro vôo do homem está registrado na mitologia grega, a estória de Ícaro e seu pai, aprisionados no labirinto de Creta pelo rei Minos, tentaram alcançar a liberdade voando. Construíram asas com cera e penas e conseguiram escapar. Ícaro chegou muito perto do Sol, que derreteu a cera das asas e precipitou-o ao mar matando-o.

As pipas nascem desta tentativa frustrada de voar, quando o homem transferiu para um artefato de varetas, papel, cola e linha sua vontade intrínseca de planar, de alçar voo de terra firme. Teorias, lendas e suposições tendem a demonstrar que o primeiro voo de uma pipa ocorreu em tempos e em várias civilizações diferentes, mas, com toda certeza, a data aproximada gira em torno de 200 anos antes de Cristo. O local: China.

Outros símbolos afastam maus espíritos, trazem esperança, ajudam na pesca abundante. No aspecto mistico-religioso, a pipa é utilizada como oferenda aos deuses nos países orientais. No entanto, além de lendas, religiosidade e crença, as pipas adornam, disputam espaço, fazem acrobacias, mapeiam os céus. São a extensão natural da mão, querendo tocar nas ilusões.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software